
No ambiente corporativo, é comum encontrarmos vieses na comunicação que podem, mesmo de forma não intencional, excluir determinados grupos ou pessoas colaboradoras. Para combater esse problema, é necessário promover a comunicação inclusiva no local de trabalho.
Tratar todos com cortesia e respeito é uma prática que fortalece as relações no ambiente de trabalho. Por isso, é importante adotar pequenas mudanças que promovam um tratamento mais inclusivo, garantindo que todos os colaboradores se sintam respeitados e valorizados.
Neste artigo, mostraremos a importância da comunicação inclusiva, seja ela oral, gestual ou visual. Abordaremos seu conceito, sua relevância dentro do ambiente de trabalho e os reflexos que essa forma de comunicação pode gerar nas equipes, nos colaboradores e na empresa.
O que é comunicação inclusiva?
A comunicação inclusiva é uma abordagem que visa proporcionar a cada indivíduo uma experiência de total compreensão das mensagens, garantindo que todas as pessoas, independentemente de suas características, tenham acesso às informações de maneira igualitária e inclusiva.
Ela é responsável por desconstruir as barreiras que dificultam ou impedem o entendimento e a participação de determinados grupos, principalmente no que se refere à etnia, raça, cultura, gênero, idade, orientação sexual e deficiências. Para garantir que todas as pessoas façam parte de todo o processo comunicacional – envio, recebimento e compreensão das informações – é usada a comunicação inclusiva.
Além disso, esse tipo de comunicação se preocupa com a utilização de linguagem inclusiva, eliminando termos e expressões que possam ser preconceituosos ou capacitistas.
Vale destacar que a comunicação inclusiva não se limita às linguagens escrita ou verbal. Ela abrange uma variedade de formas de comunicação, como textos claros e de fácil compreensão, áudios detalhados para atender aqueles que não podem ler, vídeos com interpretação em linguagem de sinais, entre outros recursos. Esses elementos garantem que a informação seja acessível a todos, independentemente de suas capacidades ou características individuais.
Qual a importância da comunicação inclusiva?
A comunicação inclusiva não é somente uma ferramenta utilizada para ampliar a compreensão, ela vai além disso. Ela garante que todas as pessoas sejam tratadas com respeito e tenham acesso igualitário à informação, independentemente de suas características. Além disso, assegura que as mensagens sejam transmitidas de forma clara, concisa e acessível a todos.
Ela promove inclusão e equidade, reconhecendo que as pessoas são diversas e precisam ser incluídas em todos os processos de comunicação. Propõe maior engajamento de grupos minorizados que, muitas vezes, não se sentem compreendidos. Promove a acessibilidade para todas as pessoas, independentemente de suas capacidades físicas ou cognitivas, estimulando assim a inclusão social de todos.
Ela é capaz de restaurar laços entre diferentes grupos, combatendo o isolamento de indivíduos, que muitas vezes ocorre quando não são compreendidos ou não conseguem compreender. Em outras palavras, a comunicação inclusiva promove a inclusão e o entendimento amplo e mútuo, conectando pessoas e ajudando a tornar a sociedade mais justa e participativa.
Quais os principais impactos da comunicação inclusiva nas empresas?
Dentro de uma empresa, o recebimento e o envio de informações são constantes, e, quando cada um dos envolvidos tem a possibilidade de participar efetivamente da troca de mensagens, seu rendimento profissional tende a crescer em paralelo à sua satisfação pessoal.
Dessa forma, a implementação de uma comunicação inclusiva pode ser determinante para a abertura a novas ideias e maior colaboração de todos.
Além disso, ao adotar abordagens mais inclusivas, os projetos podem ser melhor conduzidos, e a interação entre equipes se torna mais fácil. Estimular todos a participarem dos processos aumenta as sensações de acolhimento e inclusão no ambiente de trabalho, gerando uma maior conexão entre as pessoas colaboradoras e a empresa.
Em uma equipe diversa, que se comunica bem, as diferentes vivências e pontos de vista podem funcionar como uma nova forma de encontrar soluções criativas para questões cotidianas.
Características de uma comunicação inclusiva eficaz
Organizações que já praticam a comunicação inclusiva fazem parte da lista de empresas que oferecem a seus colaboradores, independentemente de origem, condições físicas, etnia, raça, gênero ou orientação sexual, uma linguagem clara, objetiva e de fácil compreensão, pois respeitam todos que participam de suas equipes.
São corporações que oferecem um ambiente mais acolhedor, onde se permite a cada um dos seus funcionários um lugar de fala. As opiniões são bem aceitas e, quando a narrativa individual é valorizada e compreendida, isso se reflete na coesão das equipes e no engajamento dos colaboradores com a empresa e seus colegas.
Confira abaixo algumas das características que ajudam a promover uma comunicação inclusiva eficaz:
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- Uso de linguagem neutra e respeitosa, evitando termos pejorativos ou discriminatórios;
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- Comunicação clara e direta, evitando jargões ou termos técnicos desnecessários;
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- Disponibilização de alternativas como textos em braille, legendas em vídeos, audiodescrição ou versões em linguagem de sinais para alcançar pessoas com deficiência visual, auditiva ou cognitiva;
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- Garantia da livre expressão de opiniões e ideias;
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- Eliminação de generalizações e estereótipos.
Como implementar a comunicação inclusiva nos ambientes de trabalho
A comunicação inclusiva precisa ser adotada, como o próprio nome sugere, de forma a incluir todos, desde as lideranças até as pessoas colaboradoras, estabelecendo essa prática como obrigatória dentro do ambiente corporativo. Se você está se perguntando como isso pode ser feito, aqui estão algumas sugestões:
Implemente workshops educativos
A realização de campanhas educativas é fundamental para conscientizar os colaboradores sobre práticas de inclusão. Por meio de palestras e workshops com profissionais, é possível aprender a se comunicar de maneira respeitosa, além de reconhecer e evitar comportamentos discriminatórios em relação a diferentes grupos minorizados.
Realize a contratação de pessoas com deficiência e insira-as nas discussões sobre comunicação
Ao dar voz a quem enfrenta os desafios de uma comunicação não inclusiva, a empresa promove um entendimento mais profundo das barreiras existentes e se prepara para reduzir os impactos negativos dessas diferenças na vida das pessoas. Para aprofundar essa compreensão, organize debates sobre como a ausência de uma comunicação inclusiva pode prejudicar tanto indivíduos quanto equipes inteiras. Afinal, as organizações devem estar alinhadas às necessidades individuais de cada colaborador.
Evite qualquer forma de capacitismo
Para evitar o capacitismo, é necessário priorizar uma comunicação inclusiva e genuína, livre de qualquer forma de discriminação. Atitudes capacitistas são uma das principais causas de desconforto para pessoas com deficiência, que desejam ser tratadas com equidade e respeito, e não apenas como um gesto simbólico em nome da inclusão e da justiça social. Garantir que informações estejam disponíveis em braille e Libras, por exemplo, é uma prática inclusiva essencial na comunicação organizacional. Além disso, é importante utilizar uma linguagem que seja acessível e respeitosa para todos, evitando termos que possam excluir qualquer grupo.
Conte com ferramentas e empresas para auxiliar nesse processo
Nem sempre promover o uso de uma comunicação inclusiva é uma tarefa fácil e, nesses casos, o melhor é contar com ajuda especializada. Muitas instituições possuem profissionais com experiência nesse tipo de solução e podem ajudar no enriquecimento da comunicação empresarial, promovendo assim a diversidade e inclusão no ambiente organizacional.
Troque feedbacks sobre as mudanças
A adoção de um modelo de comunicação inclusiva é um processo contínuo, focado em promover mudanças positivas e aprimorar a qualidade do envio e recebimento de mensagens no ambiente corporativo. Por isso, é importante considerar as opiniões daqueles que estão envolvidos nessas mudanças e oferecer às pessoas colaboradoras e à liderança feedbacks constantes sobre como essa implementação tem afetado as equipes e o sentimento que cada um tem em relação ao novo método de comunicação.
A diversidade e a inclusão enriquecem o ambiente corporativo, e observar, respeitar e celebrar as diferenças de cada colaborador é o que faz de uma empresa verdadeiramente inclusiva e diversa, e a comunicação inclusiva ajuda a tornar tudo isso possível.