
Grande parte das empresas tem como objetivo captar novos talentos no mercado para compor seu quadro de funcionários. Para que isso se torne uma realidade, é preciso tomar uma série de cuidados e providências, e uma delas é melhorar a experiência do candidato nos processos seletivos.
As organizações que possuem boa reputação no mercado não podem subestimar o impacto que a experiência do candidato pode causar na sua decisão de fazer parte ou não da equipe.
Neste artigo, vamos explicar de forma mais abrangente o que é a experiência do candidato e de que forma ela pode impactar a entrada de uma nova pessoa colaboradora na empresa. Também vamos explorar algumas ideias de como tornar o processo seletivo melhor para o candidato e para a empresa.
O que é experiência do candidato?
O termo experiência do candidato se refere aos sentimentos despertados nos potenciais funcionários, os candidatos às vagas, durante o processo seletivo e no primeiro contato com a empresa e com algumas de suas pessoas colaboradoras.
Essa experiência é proporcionada pela equipe de Recursos Humanos e pelos esforços empreendidos para que esse contato seja agradável , de forma a gerar nos candidatos uma primeira impressão positiva da organização.
Podemos tecer um comparativo entre a experiência do candidato e a experiência do cliente. Esse tipo de iniciativa pretende encantar seu público-alvo, sejam esses clientes ou candidatos. O objetivo é trazer para a empresa pessoas que realmente se interessem pelos ideais organizacionais e que se comprometam com os objetivos da equipe.
Investir em uma boa experiência do candidato durante o processo seletivo faz com que as chances de contratar e reter talentos aumentem e ainda pode fortalecer o employer branding, que funciona como um atrativo para novos candidatos.
Qual é a importância de proporcionar uma boa experiência ao candidato?
Se uma empresa se preocupa com a experiência dos candidatos que concorrem às suas vagas, é muito possível que sua imagem perante os futuros contratados e o mercado, de forma geral, seja impactada de forma positiva. E isso é importante tanto para a empresa quanto para os candidatos.
No caso da empresa, além de consolidar sua imagem, que reflete esse tipo de postura com seus funcionários, ela faz com que seus parceiros, clientes, investidores e candidatos percebam todo esse cuidado, gerando um retorno positivo, tanto no desenvolvimento dos seus negócios quanto na contratação e retenção de talentos.
E esse tipo de atitude por parte das empresas oferece aos candidatos a possibilidade de verificar que tipo de organização está interessada em contratá-los, e, percebendo essa boa vontade junto ao time de RH, seu engajamento será maior.
Além disso, o prazer de conviver com pessoas que se preocupam com seu futuro e oferecem condições dignas de trabalho gera confiança, satisfação e fidelização de pessoas colaboradoras.
Como melhorar a experiência do candidato durante o processo seletivo?
Agora que ficou explicada a importância que há em se preocupar em oferecer uma boa experiência a quem se candidata às vagas que sua empresa abre, vamos conferir de que forma esse cuidado pode ser posto em prática:
Página de carreiras
Pode ser que a experiência do candidato tenha início com a checagem da página de carreiras de uma empresa. Por isso, é preciso ter cuidado com esse site ou portal, para que as informações transmitidas sejam precisas e relevantes.
Se a página de carreiras não for objetiva, o candidato pode se sentir inibido e, muitas vezes, deixar de concorrer às vagas disponíveis. Por isso, vale a pena investir na elaboração e manutenção desse espaço para que a primeira impressão seja positiva.
Aproveite esse espaço não só para a divulgação de oportunidades, mas também para prestar informações sobre a empresa, sua cultura, incluindo depoimentos dos funcionários, líderes e gestores sobre a experiência de fazer parte da equipe.
Descrição de cargo
Uma das informações mais importantes para atrair os candidatos mais adequados às vagas de emprego oferecidas é a descrição das funções de um cargo. Descrições vagas ou com poucas informações geralmente repelem os talentos.
É preciso deixar explícita a forma de contratação, os horários, os benefícios e a lista de atribuições, de forma que estejam adequadas ao perfil da pessoa colaboradora desejada. Muitas vezes, as pessoas deixam de se candidatar por não compreenderem o que está sendo pedido.
Diversidade dos candidatos
Como costumamos ressaltar, as empresas que optam por um ambiente de trabalho diverso geralmente colhem experiências mais positivas do que as que são compostas por grupos homogêneos.
Então, desde o processo seletivo, esse tipo de postura deve ser adotado, formando um quadro de candidatos o mais diversificado possível, de acordo com as especificidades do cargo pretendido.
Feedback
Sabemos que, no início de um processo seletivo, quando muitas vezes centenas de candidatos se inscrevem para participar, o feedback pode se tornar mais impessoal. Mas, à medida que as etapas avançam , vale a pena oferecer aos candidatos uma resposta mais personalizada.
Essa estratégia é muito importante, pois pode ajudar cada um a entender seus pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos, além de demonstrar respeito pelo tempo que cada indivíduo dedicou para se candidatar.
Para tornar esse processo dinâmico, registre impressões detalhadas sobre cada candidato durante as entrevistas ou avaliações. Dessa forma, ao final de cada fase, será possível fornecer feedbacks consistentes e personalizados, explicando os motivos que os mantiveram no processo ou resultaram na sua eliminação.
Empatia
Cada vez que um profissional se candidata a uma vaga, existe uma espécie de ansiedade, gerada pela possibilidade de ser contratado ou não. Por isso, é recomendável que a equipe de RH aja da maneira mais empática possível.
Coloque-se no lugar dos candidatos, que muitas vezes estão apostando todas as suas fichas em uma candidatura para se reposicionar no mercado ou voltar à ativa. Afinal, isso é uma responsabilidade dos profissionais de recrutamento e seleção.
Bom clima para a entrevista
É bastante comum que candidatos se sintam naturalmente tensos quando vão participar de entrevistas de emprego. Para amenizar essa sensação, é importante garantir um bom clima para todos.
Quanto mais assertiva for a equipe de RH sobre as necessidades da vaga e as competências necessárias, mais os candidatos se sentirão tranquilos. Criar um clima de harmonia e acolhimento ajudará a deixar todos mais à vontade.
E é na entrevista que os candidatos começam a conhecer o clima organizacional de uma empresa, por isso é tão importante que o ambiente reflita os valores que se deseja transmitir, evitando qualquer traço de hostilidade ou intimidação.
Personalize a comunicação
Como dissemos antes, no início de um processo de recrutamento e seleção, o número de pessoas que se candidatam a uma vaga pode ser muito alto. Ainda assim, é importante elaborar um tipo mais pessoal de comunicação.
Afinal, pode ser chato receber respostas padronizadas, enviadas a todos os candidatos, independentemente de como eles se saíram nas etapas do processo. Por isso, é recomendável personalizar a comunicação e apresentar um feedback individual, seja para manter o candidato no processo ou para comunicá-lo de que ele não está dentro do perfil.
Procure informar quais são as habilidades e qualificações observadas em cada candidato, reconheça o tempo investido no processo seletivo, apresente o cronograma de todas as etapas e forneça o máximo possível de informações necessárias para uma boa experiência do candidato.
Mostre os talentos da sua empresa
Nada melhor do que apresentar os talentos que já fazem parte do quadro de pessoas colaboradoras para os candidatos às vagas da sua empresa. Mostre suas experiências dentro da organização e sua motivação diária.
Trazer informações reais sobre a rotina das pessoas colaboradoras e o ambiente de trabalho pode criar uma ligação instantânea entre cada candidato e a empresa. Isso funciona como uma motivação extra para que eles queiram integrar a equipe.
Uma dica é incluir na página de carreiras ou em materiais de divulgação um vídeo institucional que mostre os colaboradores da área da vaga a ser preenchida, juntamente com seus líderes e gestores. Essa iniciativa pode gerar mais engajamento e enriquecer a experiência do candidato.
Como o recrutamento eficiente contribui para a retenção de talentos?
Um processo de recrutamento e seleção eficiente é capaz de apresentar a empresa de forma positiva, ressaltando suas características fortes e proporcionando um maior desejo de fazer parte da equipe.
Quando o RH demonstra cuidado com o processo seletivo, apresentando um clima acolhedor durante as etapas, a ansiedade, tão comum nesses momentos, pode ser consideravelmente reduzida, deixando todos mais confortáveis.
Por isso, é preciso reforçar a necessidade de oferecer a cada candidato um feedback construtivo e personalizado. Assim, cada um se sentirá valorizado, e os finalistas do processo poderão perceber a sua real importância para a empresa.
Colaboradores que participam de processos de recrutamento elaborados com maior atenção ficam mais engajados e motivados a integrar o time, o que aumenta as chances de permanecerem em uma organização que, desde o início, valorizou sua presença.