Hackathons corporativos: o que são e como podem impulsionar a inovação

25/11/2024
• Atualizado em 18/11/2024
Três pessoas reunidas em torno de uma mesa numa sala de reuniões, envolvidos numa discussão colaborativa.
Hackathons trazem soluções criativas para as empresas

 

Muitas empresas se preocupam com as soluções de problemas e a superação de desafios que o mercado apresenta, mas nem sempre essas soluções surgem em reuniões regulares. Por isso, é possível utilizar os hackathons corporativos.

Esse tipo de evento oferece a chance de utilizar  ajuda externa para a geração de novas ideias, já que os hackathons podem ser elaborados com pessoas colaboradoras e também com participantes que não sejam vinculados profissionalmente à empresa.

Para que seja possível entender melhor o conceito de um hackathon corporativo, redigimos este artigo, que tem como objetivo conceituar, descrever os benefícios e explicar como é possível preparar um evento de hackathon corporativo para sua empresa.

O que é Hackathon Corporativo?

A expressão “hackathon” é a soma das palavras hack (programar) e marathon (maratona), ou seja, uma maratona de programação ou criação. O hackathon corporativo é um evento programado por empresas que planejam encontrar soluções para problemas e desafios da sua área.

O objetivo de um hackathon corporativo é encontrar soluções para problemas empresariais ou a criação de novos produtos ou serviços. Isso pode ser feito com a participação de pessoas colaboradoras ou por meio da participação de pessoas de fora da empresa.

 O primeiro hackathon aconteceu em 1999, quando desenvolvedores dos Estados Unidos se reuniram para trabalhar na criação de novos protocolos de segurança para o acesso à internet.

Como funciona um Hackathon Corporativo? 

O hackathon corporativo funciona com um agendamento do evento, que tem uma curta duração, em torno de um a três dias, e se inicia com uma reunião de abertura onde os participantes, internos ou externos, são apresentados aos desafios e regras.

Após o detalhamento das atividades, é feita a divisão das equipes, que costumam ser multidisciplinares, com indivíduos diversos, para que seja possível obter, em cada grupo, uma maior variedade de perspectivas e habilidades.

Enquanto o hackathon corporativo estiver em andamento, as equipes trazem novas ideias e trabalham em seus projetos, sempre recebendo a orientação de gestores e também o feedback sobre o andamento dos trabalhos.

Quando o evento está para se encerrar, as equipes formadas se reúnem para apresentar os projetos desenvolvidos para um grupo de jurados, que podem avaliar a viabilidade de implementação do projeto, a criatividade e o impacto que as ideias apresentadas podem causar no mercado.

Quais são os tipos de Hackathon?

Confira agora quais são os modelos de hackathons corporativos que existem:

Interno

Esses tipos de hackathon corporativo são organizados pelas empresas com o intuito de promover a inovação interna e a solução de desafios específicos da organização pelos próprios funcionários, sem ajuda externa.

Externo

Esse modelo de hackathon corporativo é mais amplo e permite que tanto os funcionários das empresas envolvidas no evento quanto o público em geral, de diversas áreas de conhecimento, participem e contribuam com ideias.

Online

Nesse tipo de hackathon, o ambiente escolhido pela empresa é online, normalmente realizado por meio de uma plataforma de hackathons, e permite que pessoas de todo o mundo participem.

Inovação

Já nesse modelo de hackathon, o que está em primeiro lugar é a interdisciplinaridade, pois ele é aberto a participantes de diversas áreas de conhecimento e tem como objetivo a criação de ideias e soluções inovadoras para os desafios já existentes.

Clássico

Esse tipo de hackathon corporativo é feito em um ambiente onde os participantes possam permanecer por um longo período, um espaço físico específico que atenda às necessidades dos participantes e onde ocorram as dinâmicas e apresentações das equipes.

Quais são os benefícios do Hackathon corporativo? 

Para entender melhor quão vantajosos são os hackathons corporativos para empresas, listamos abaixo alguns dos benefícios que eles podem trazer para uma corporação:

      • Estimulam a inovação

    Os hackathons corporativos são uma ferramenta de criação de soluções para problemas reais de empresas e para a construção de novas ideias de negócios.

        • Transformam a cultura da empresa

      Ao oferecer um hackathon, a empresa passa a estimular o trabalho voltado para resultados, e isso pode influenciar positivamente a cultura organizacional.

          • Promovem o trabalho em equipe

        Nos hackathons, há o estímulo ao trabalho em equipe, o que torna possível o desenvolvimento dessa habilidade.

            • Melhoram relações internas

          Ao estimular o trabalho em equipe por meio dos hackathons, muitas empresas acabam por ajudar no processo de manutenção e melhoria de relações interpessoais.

              • Otimizam processos

            Comum evento de hackathon, é possível encontrar soluções para problemas e desafios que antes pareciam insolúveis em pouco tempo.

                • Geram soluções criativas para problemas e desafios

              Com uma avalanche de novas ideias e propostas, é possível que muitas soluções criativas surjam durante o processo.

                  • Promovem o aprendizado de novas habilidades

                Eles são uma ótima ferramenta para desenvolvimento de habilidades e o aprendizado de novos talentos por parte das pessoas colaboradoras da empresa.

                    • Identificam talentos para recrutamento

                  Uma das grandes vantagens dos hackathons é possibilitar aos profissionais de diversas áreas expor seu conhecimento e suas habilidades, o que nem sempre é possível no ambiente formal de trabalho. Outra vantagem é o reconhecimento de novos talentos para integrar o quadro de funcionários da empresa.

                  Como organizar um hackathon corporativo? 

                  Para organizar um hackathon corporativo, o primeiro passo é definir se ele será realizado em um espaço físico ou em um ambiente online. Se for virtual, convém escolher uma plataforma adequada para a sua realização, e o próprio site pode distribuir convites e organizar as salas.

                  Para realizar um excelente hackathon corporativo, é importante definir algumas etapas:

                  Identifique o problema a ser resolvido

                  Para que um hackathon seja realizado, seja ele clássico ou online, é preciso, em primeiro lugar, definir o objetivo a ser alcançado e o problema em que os participantes vão trabalhar em busca da solução mais adequada.

                  Elabore um cronograma detalhado

                  Estabeleça um limite de tempo para a realização do evento e, se for necessário, divida as etapas de forma precisa, para que seja justo para todos os envolvidos. Essa necessidade se aplica a todos os tipos de hackathons corporativos, sejam eles presenciais ou online.

                  Escolha o local e a estrutura adequados

                  Para os hackathons corporativos presenciais, é preciso escolher um ambiente onde todos possam produzir de forma equilibrada. Selecione um local que atenda às necessidades dos participantes e, caso o período estipulado envolva mais de um dia, pense no retorno dos participantes para casa e torne isso viável.

                  A menos que o objetivo seja virar a noite trabalhando, mas ainda assim é necessário se preocupar com o conforto dos envolvidos.

                  Desenvolva uma estratégia de recrutamento

                  Para quem vai realizar um hackathon corporativo somente com participantes internos, os canais oficiais de comunicação da empresa bastam para divulgação do evento e recrutamento dos candidatos interessados em participar.

                  Mas se for de maior alcance, saiba que um bom processo de recrutamento pode fazer do seu evento um sucesso ou não. Por isso, invista em diferentes formas de recrutamento para atingir um número suficiente de candidatos e de áreas diversas.

                  Determine o método de avaliação

                  Esse tipo de evento geralmente premia, de alguma forma, as equipes vencedoras e com melhores colocações, então, para que isso seja validado, é necessário escolher uma banca de jurados de acordo com o projeto a ser desenvolvido.

                  Se o projeto for multidisciplinar, envolva vários tipos de profissionais que tenham experiência no que foi solicitado aos participantes, de forma que a banca julgadora, seja ela composta por gestores ou profissionais de fora da empresa, tenha isenção e seriedade.

                  Conteúdo do Artigo
                  Banner com fundo roxo e laranja, destacando uma mulher sorridente de cabelos trançados. O texto incentiva a contratação de profissionais com mais diversidade e qualificação.

                  Você também vai gostar!

                  Três pessoas colaborando em um projeto, discutindo e compartilhando ideias em uma mesa

                  Como as empresas podem apoiar ONGs e projetos sociais no Brasil

                  Saiba como as empresas podem apoiar ONGs e projetos sociais, aproveitando benefícios fiscais e, assim, gerar impacto social e fortalecer sua marca.
                  Uma representação visual da IA ​​transformando o local de trabalho, destacando a inovação, o trabalho em equipe e a integração de tecnologia avançada.

                  As principais tendências em inteligência artificial para o setor empresarial

                  Explore as principais tendências de inteligência artificial para impulsionar a inovação e eficiência no setor empresarial. Prepare sua empresa para o futuro!
                  Duas pessoas do sexo masculino sentadas em uma mesa. Ambos foram estudantes da Toti Diversidade. Um deles é o Bryan, migrante da Colômbia. É indígena e tem cabelos na altura do ombro. O outro é o Seth, migrante de Gana, é negro e está sorrindo.

                  Diversidade Cultural nas empresas: importância e as melhores práticas para implementação

                  Saiba como a diversidade cultural impulsiona empresas e promove inclusão e inovação. Veja as melhores práticas para criar um ambiente corporativo diverso.

                  Receba os melhores conteúdos sobre diversidade e mais!

                  Inscreva-se na nossa Newsletter.

                  Receba os melhores conteúdos sobre diversidade e mais!

                  Inscreva-se na nossa Newsletter.