O conceito de marketing social é direcionado para a propagação de ações de uma organização que tem como objetivo gerar impacto social positivo na sociedade.
Essa abordagem tem se tornado cada vez mais frequente nas empresas.
Além de contribuir de forma positiva para a população, o marketing social pode melhorar a reputação de uma instituição.
O que significa marketing social?
Marketing social é uma estratégia que busca transmitir os valores de uma organização por meio do seu comprometimento com causas sociais.
Neste contexto, o marketing social é usado para promover e sensibilizar o público sobre questões sociais importantes. Isso inclui tópicos como diversidade, meio ambiente, educação, saúde pública, igualdade de gênero, entre outros.
Por meio de técnicas do marketing tradicional, ele traça um planejamento para a promoção do bem-estar da sociedade.
À medida que realiza ações benéficas para a população, a empresa é percebida pelos seus públicos de interesse como socialmente responsável.
Isso, por sua vez, atrai potenciais clientes, investidores e talentos que têm interesse em trabalhar na instituição.
Atenção!
Mas é importante lembrar que a estratégia não deve ser realizada para autopromoção. É necessário ter esforço e compromisso genuínos para promover a transformação social.
Os objetivos de aumentar o alcance da sua marca e gerar lucro podem existir, mas a principal motivação deve ser fazer a diferença na vida das pessoas.
Isso quer dizer que a organização deve se engajar em causas sociais nas quais realmente acredita e demonstra dedicação.
Qual a importância do marketing social para as organizações?
Além de atuar por um mundo melhor, a implementação do marketing social na empresa pode resultar em benefícios organizacionais.
Isso ocorre porque os públicos de interesse de uma organização, como consumidores, investidores e colaboradores, buscam marcas justas e responsáveis para se conectar.
Devido às consequências positivas, os principais agentes do mercado consideram importante aderir à estratégia.
Confira alguns dos benefícios do marketing social:
- Reforça os valores da empresa: os valores de uma marca mostram sua motivação e seu posicionamento. Ao trabalhar com ética em questões sociais, é possível reforçar aquela cultura dentro e fora do trabalho.
- Fortalece a reputação da organização: ao engajar em causas sociais relevantes, a empresa mostra compromisso com a responsabilidade social. Isso agrega valor à sua imagem perante o público.
- Atrai consumidores: a participação em pautas sociais gera conexão com consumidores que compartilham dos mesmos valores. É uma maneira interessante de conquistar a confiança e a fidelidade dessas pessoas.
- Atrai novos talentos: mostrar-se uma empresa com ética e com bons princípios é essencial. A reputação da organização no mercado de trabalho é o que atrairá e manterá talentos.
Objetivos do marketing social
Conscientização
Conscientizar a população sobre diferentes questões sociais é o primeiro passo para a transformação.
Muitas vezes, as pessoas não compreendem a gravidade do problema ou se não se sentem motivadas a agir. É nesse cenário que o marketing social atua para mostrar a importância de promover a mudança.
Mudança de comportamento
Através de ações estratégicas e um plano de comunicação, o marketing social busca influenciar o comportamento das pessoas.
Ele incentiva atitudes e hábitos que colaboram para o estabelecimento de uma sociedade melhor.
Impacto social
Todas as ações de marketing social são pensadas com a mesma finalidade: causar impacto social positivo.
Dessa forma, as organizações contribuem para a redução das desigualdades sociais, a preservação do meio ambiente, o aumento da inclusão, entre outros resultados.
Essa área do marketing busca uma mudança duradoura, contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável.
Diferença entre marketing social e responsabilidade social
O marketing social utiliza técnicas tradicionais de marketing e ferramentas mercadológicas para promover uma causa social. Essa estratégia consiste em incentivar ações que beneficiem a sociedade como um todo.
Pretende-se, assim, associar a imagem de um negócio a uma causa relevante. Nesse caso, ambos são beneficiados: a comunidade e a empresa.
Enquanto isso, a responsabilidade social é sobre o compromisso de agir de forma ética. São ações voluntárias realizadas para promover o bem-estar da comunidade ao seu redor.
Diferença entre marketing social e comercial
O marketing social busca propagar iniciativas que beneficiam a sociedade. Já o marketing comercial é a forma mais tradicional da área. Sua abordagem tem como objetivo divulgar e vender os produtos ou serviços de uma empresa. Além disso, busca atender às necessidades e desejos de seu público.
Isso é feito através de estratégias como pesquisa de mercado, gestão de marca e comunicação persuasiva.
Diferente do marketing social, o comercial tem como principais objetivos atrair consumidores e gerar lucro.
Exemplos de marketing social
Hospital Israelita Albert Einstein
O Hospital Israelita Albert Einstein mantém compromisso com a diversidade e inclusão social. Por isso, em 2022, procurou a Toti para realizar uma iniciativa de impacto social.
Juntos, criaram uma turma de análise de dados para capacitar gratuitamente pessoas refugiadas e migrantes em situação de vulnerabilidade social.
Após a conclusão, a empresa ainda contratou diversos profissionais formados.
Nas redes sociais, o hospital buscou divulgar o projeto, destacando a importância de atuar com a causa do refúgio. Confira abaixo algumas publicações:
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Hospital Israelita A. Einstein (@hosp_einstein)
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Hospital Israelita A. Einstein (@hosp_einstein)
Iteris
A Iteris, empresa de tecnologia e parceira da Toti, também procurou atuar na inclusão no mercado de trabalho.
A organização desenvolveu o programa SomoS com o objetivo de inserir pessoas migrantes e refugiadas na Iteris. Até então, já contrataram 7 profissionais formados pela Toti.
Campanhas de conscientização sobre refúgio também foram conduzidas nas redes sociais. Confira:
Coca-Cola
A Coca-Cola acredita que um local de trabalho diversificado e justo é o caminho para o sucesso da empresa.
Além disso, um de seus principais objetivos é impactar a sociedade. A empresa alinha práticas, metas e valores da empresa em busca de um mundo melhor.
Como exemplo de marketing social, temos a fundação da The Coca-Cola Foundation, que mostra apoio a diversas comunidades.
Desde a sua criação, mais de 1,5 bilhão de dólares foram doados para apoiar ações de impacto ao redor do mundo. Os projetos investidos abordavam a sustentabilidade, a economia circular e a capacitação econômica.
Na comunicação, a Coca-Cola também faz questão de reforçar o seu compromisso com as causas sociais. Confira abaixo duas iniciativas de marketing social da empresa:
A primeira ação aborda a preservação do meio ambiente
Já a segunda ação aborda a diversidade
Volkswagen
A Volkswagen está preocupada com o futuro do planeta. A empresa está empenhada em uma missão de unir esforços em prol de um mundo mais sustentável.
O programa Way to Zero busca neutralizar as emissões de carbono da empresa. Algumas iniciativas internas já foram instauradas para descarbonizar automóveis e processos.
A organização está sempre trabalhando para desenvolver ações que geram o bem-estar das pessoas colaboradoras e da comunidade.
A seguir, confira um vídeo sobre a parceria entre a Volkswagen e a Enel que tem como objetivo promover a sustentabilidade.
Estratégias de marketing social: como implementá-las na sua empresa?
É essencial implementar o marketing social na sua empresa. Com essa estratégia, a sua organização pode promover mudanças positivas, ao mesmo tempo que alcança os objetivos da organização.
Confira dicas para desenvolver o seu plano de marketing social:
Identifique sua causa
O primeiro passo é escolher uma causa social relevante para a organização. Identificar uma pauta que se conecte à missão e aos valores da empresa ajuda a criar uma mensagem autêntica.
Ela pode estar relacionada à igualdade social, educação, saúde, igualdade de gênero e muito mais.
Conheça seu público-alvo
Ao conhecer a sua audiência, você sabe como e onde alcançá-la. Isso permite que você elabore uma comunicação eficiente baseada nos gostos e comportamento do seu público.
Dessa forma, sua mensagem será mais assertiva, o que fará com que as pessoas se envolvam mais com a causa.
Conheça a sua concorrência
Outro ponto importante para elaborar um bom projeto é conhecer a sua concorrência. Identifique quais são as principais causas que os concorrentes defendem. Em seguida, entenda como eles trabalham e promovem os projetos com os quais atuam.
Analise custos, benefícios e possíveis problemas
Na fase de planejamento, analise quanto deverá ser investido para atingir os seus objetivos. Reflita quais setores da empresa estarão envolvidos e quais ações serão realizadas.
Considere os benefícios que o projeto trará para a organização e para a comunidade. Também pense sobre os possíveis problemas de gestão e saiba como gerenciá-los.
Faça parcerias com outras organizações
Colaborar com ONGs e outras instituições relacionadas à área escolhida pode ser um bom ponto de partida. É possível realizar, por exemplo, campanhas conjuntas, programas de voluntariado, investimentos ou doações financeiras.
Além de trazer novas possibilidades para a sua estratégia, esse tipo de parceria também pode ampliar sua mensagem. Assim, é provável que você alcance um público maior.
Organizações que atuam com ESG e impacto social, por exemplo, podem ajudar a sua empresa a estruturar um projeto relevante.
Crie campanhas de conscientização
Depois de implementado, é preciso iniciar a divulgação do projeto. Para isso, você pode utilizar campanhas de conscientização com o objetivo de engajar o público em prol da causa social escolhida.
Dessa forma, é possível sensibilizar o público sobre uma causa importante além de propagar a sua marca.
Essas campanhas podem ser feitas por meio de redes sociais, eventos ou anúncios.
Meça e comunique os resultados
Acompanhe o desempenho da sua campanha. Estabeleça métricas que permitam medir o impacto de suas ações de marketing social.
Número de pessoas alcançadas, taxa de conversão e compartilhamentos são algumas das possibilidades. Entretanto, é preciso estabelecer métricas alinhadas aos objetivos do seu projeto. A partir dessa análise, é possível fazer ajustes para obter resultados cada vez melhores.
Mantenha uma comunicação objetiva e transparente com todos – público e parceiros. Mostre como sua empresa está causando impacto positivo na sociedade.
Marketing social e societal: qual a diferença?
Não existe consenso entre os especialistas sobre as diferenças entre os conceitos. Entretanto, em geral, o marketing societal está focado em integrar questões sociais e ambientais à estrutura da organização.
Seu objetivo é gerar um impacto positivo mais amplo.Já o marketing social é usado em projetos com início, meio e fim.
As empresas estão mostrando cada vez mais seu compromisso social, independente de qual conceito utilizam.