A ideia de que apenas a iniciativa pública deve se responsabilizar pelo apoio a ONGs e projetos sociais está ultrapassada. Cada vez mais, a sociedade espera que as organizações exerçam um papel ativo e comprometido com causas sociais.
As empresas que compreendem a importância de assumir sua responsabilidade social já estão se mobilizando para oferecer suporte a programas que impactam positivamente grupos minorizados e promovem transformações sociais.
Para explicar de que maneiras as empresas podem apoiar ONGs e projetos sociais, redigimos este artigo, que também apresentará os benefícios que as empresas envolvidas nesse tipo de projeto podem obter junto ao governo e à opinião pública.
O que são ONGs e projetos sociais?
Uma ONG, ou Organização Não Governamental, é constituída com o objetivo de apresentar soluções para problemas sociais, culturais, ambientais, educacionais, humanitários e de saúde.
São instituições que não fazem parte do governo nem da iniciativa privada, sendo também chamadas de OSCs, Organizações da Sociedade Civil ou Organizações do Terceiro Setor.
Já os projetos sociais são iniciativas que têm como objetivo implementar melhorias e benfeitorias para grupos sociais que estejam em situação de vulnerabilidade. Podem ser criados por ONGs, iniciativa pública, empresas privadas ou até mesmo por indivíduos de forma isolada.
Eles normalmente são desenvolvidos para atender a causas específicas ou problemas pontuais da sociedade, e, para que os projetos sejam capazes de atender às expectativas, eles precisam de investimento, seja da iniciativa pública ou da privada.
Como uma empresa pode apoiar um projeto social?
Existem diversas maneiras de uma empresa apoiar ONGs e projetos sociais, e uma delas é o voluntariado corporativo, em que as empresas incentivam seus funcionários a se engajarem em projetos de desenvolvimento social, oferecendo seu tempo e conhecimento para treinamento e capacitação de pessoas em vulnerabilidade.
Outra maneira de ajudar é por meio de doações de recursos para projetos que espelham algum ponto em comum com a empresa, ou mesmo através da Lei de Incentivo Fiscal, doando parte dos seus impostos para causas sociais.
Confira detalhadamente algumas maneiras efetivas de apoiar projetos sociais:
Leis de Incentivo Fiscal
Além de estreitar a relação com o público e fortalecer a presença da marca, as empresas que apoiam causas relevantes podem usufruir de benefícios fiscais significativos.
A isenção fiscal ou incentivo fiscal é previsto em lei e encoraja empresas a destinarem parte de seus impostos para causas socioambientais. Esses incentivos ocorrem em âmbito municipal, estadual e federal.
Eles incidem sobre o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o Imposto sobre Serviços (ISS) e, em algumas cidades, também sobre o IPTU, que é o Imposto Predial e Territorial Urbano.
Cabe ressaltar que esse incentivo fiscal não fará com que a carga tributária das empresas diminua, mas sim possibilitará destinar uma parte do que é pago em tributos para projetos que estejam cadastrados para recebimento.
Voluntariado corporativo
Estimular as pessoas colaboradoras a participar do voluntariado corporativo é o papel de líderes e gestores. Há muito o que pode ser ensinado pelos profissionais competentes contratados pelas empresas.
E muitas pessoas podem ter a possibilidade de desenvolver suas habilidades e aprender mais sobre o universo corporativo com quem está no dia a dia das organizações, basta que o primeiro passo seja dado.
No voluntariado da Toti Diversidade, por exemplo, as empresas parceiras envolvem seus colaboradores em aulas, workshops e mentorias para estudantes refugiados e migrantes, promovendo o desenvolvimento de novos talentos e criando oportunidades transformadoras para quem mais necessita.
Doações
Para quem não tem a possibilidade de contribuir de maneira mais ativa, há ainda a possibilidade de fazer doações para os projetos sociais, que estão sempre precisando de apoio. Essas doações podem incluir dinheiro, maquinário como computadores, material didático, espaço físico para realização de eventos e aulas, entre outras possibilidades.
Investimento em Programas de Capacitação
Uma forma extremamente relevante de apoiar ONGs e projetos sociais é investir em programas de educação e capacitação voltados para comunidades vulneráveis. Esse tipo de iniciativa não apenas contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas atendidas, mas também ajuda a combater a desigualdade social de forma sustentável.
Para as empresas, essa ação também traz benefícios importantes, como o fortalecimento do posicionamento de marca e o alinhamento com práticas de responsabilidade social.
Quais os benefícios para as empresas que apoiam ONGs e projetos sociais?
Um dos pontos que deve ser considerado pelas empresas que apoiam ONGs e projetos sociais é o poder de transformar vidas, contribuindo para um futuro melhor para muitas pessoas em vulnerabilidade. Mas confira a seguir outras vantagens obtidas por empresas que se engajam nesse tipo de apoio:
Diferenciação da concorrência
Uma das vantagens de ter sua marca associada a causas comunitárias e projetos sociais é a visibilidade que isso pode oferecer ao seu negócio.
Esse tipo de apoio pode ajudar a empresa a se destacar em relação aos concorrentes de forma positiva, já que muitas pessoas buscam informações sobre as empresas antes de consumir seus produtos ou serviços.
Com tantas opções de empresas oferecendo produtos ao consumidor no mercado, muitos tendem a escolher aquelas que demonstram engajamento social e compromisso com o bem coletivo na sociedade, o que faz com que a empresa se sobressaia frente à concorrência.
Fortalecimento da relação com o público
Os consumidores tendem a se conectar com empresas que compartilham valores alinhados com os seus. Quando uma organização demonstra engajamento social, uma relação mais próxima e autêntica com o público é naturalmente estabelecida.
Isso quer dizer que empresas que expressam uma preocupação genuína com o bem-estar social, o meio ambiente ou causas de saúde transmitem uma imagem de credibilidade no mercado e ganham a empatia dos clientes.
Inclusive, é bastante comum presenciar boicotes a marcas que tenham, por qualquer motivo, causado impacto negativo na sociedade, e isso pode acarretar perdas significativas.
Construção de imagem e consolidação da marca
Hoje em dia, com o crescimento do consumo responsável, é cada vez maior o número de pessoas que se preocupam em consumir produtos e serviços de empresas com responsabilidade social e ambiental. Para consumidores conscientes, é fundamental escolher empresas que defendam causas relevantes, que se identifiquem com sua maneira de pensar.
Esse tipo de engajamento com projetos sociais melhora a imagem da marca e demonstra uma postura comprometida, o que gera maior atração de clientes e uma posição diferenciada no mercado. Além disso, transmite ainda mais credibilidade para parceiros de negócios e investidores que buscam marcas conscientes do seu papel perante a sociedade.
Qual a importância de as empresas investirem em ONGs e projetos sociais no Brasil?
Em um mundo onde é cada vez mais preciso pensar de forma coletiva e no que é melhor para a sociedade, o apoio de instituições privadas a projetos sociais e ONGs é imprescindível para promover uma realidade mais justa e com menos discrepâncias.
A importância desse investimento para a sociedade ocorre por meio da promoção de conscientização social, que impulsiona a redução de desigualdades e incentiva a implementação de políticas públicas com potencial para transformar o cenário socioambiental.
Para as empresas, o apoio social é uma ferramenta poderosa, capaz de gerar um grande impacto positivo no mercado. A população como um todo vem demonstrando maior interesse em apoiar esse tipo de prática, seja com participação ativa nos projetos ou consumindo de companhias que possuem as mesmas preocupações sociais.
Como sua empresa pode utilizar os incentivos fiscais nos projetos sociais da Toti?
Com nosso Programa de Impacto Social, sua empresa pode apoiar a capacitação de estudantes refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade social, utilizando os benefícios fiscais.
Essa iniciativa promove a transformação e o impacto social, amplia as oportunidades de empregabilidade e ajuda na inclusão de talentos diversos no mercado de trabalho.
Nesse programa, a Toti orienta sua organização sobre como destinar parte dos impostos para nossos programas sociais, aproveitando as Leis de Incentivo Fiscal disponíveis.
Entre em contato conosco e descubra como sua marca pode fortalecer seu compromisso com a responsabilidade social e contribuir para um futuro mais justo e inclusivo.