15 perguntas para pesquisa de clima organizacional

07/04/2025
• Atualizado em 26/05/2025
Quatro pessoas sentadas à mesa debatendo e conversando entre si.
A pesquisa de clima organizacional é fundamental para melhorar o ambiente de trabalho

 

Entender como as pessoas colaboradoras se sentem em relação ao ambiente de trabalho é fundamental para melhorar a produtividade das equipes e garantir o sucesso da empresa. Nesse contexto, elaborar boas perguntas para pesquisa de clima organizacional é um dos primeiros passos para obter respostas sinceras, identificar pontos de atenção e construir um ambiente mais saudável e engajado.

Neste artigo, você vai entender o que é uma pesquisa de clima organizacional, como aplicá-la de forma eficiente e conferir sugestões de questões que ajudam a mapear a percepção das equipes. Também será possível descobrir como utilizar os resultados para orientar decisões estratégicas e promover mudanças reais na cultura da organização.

O que é uma pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que possibilita a avaliação e análise de todas as circunstâncias e fatores que podem impactar o ambiente de uma empresa e o bem-estar de suas pessoas colaboradoras.

É a partir dos resultados obtidos com a pesquisa de clima organizacional que o departamento de Recursos Humanos pode tomar medidas para promover melhorias na percepção que as pessoas colaboradoras têm sobre seu dia a dia dentro do ambiente organizacional.

Com o feedback de todas as pessoas envolvidas, é possível identificar os pontos negativos e atuar sobre eles por meio de decisões bem embasadas. Também é possível compreender como  os pontos fortes podem ser ampliados e potencializados, conquistando, assim, equipes mais fortalecidas e produtivas.

Os aspectos avaliados na pesquisa de clima organizacional envolvem fatores  muito importantes para a construção de um ambiente acolhedor e produtivo, como o papel da liderança, a eficiência da comunicação, a motivação das pessoas colaboradoras, as condições de trabalho, a integração com os valores da empresa e temas relacionados à remuneração e aos benefícios.

Como estruturar uma pesquisa eficiente?

A pesquisa deve ser estruturada de forma bastante responsável e objetiva, considerando a realidade da empresa e seus objetivos. 

Para obter resultados mais precisos e variados, é preciso elaborar cuidadosamente as perguntas para a pesquisa de clima organizacional, combinando questões quantitativas e qualitativas que facilitem as respostas dos participantes.

As perguntas qualitativas devem ser abertas, permitindo que os colaboradores compartilhem suas percepções e sugestões de forma mais detalhada. Já as perguntas quantitativas, que utilizam opções de resposta fechadas, podem ser as seguintes:

  • Concordo totalmente
  • Concordo
  • Neutro
  • Não concordo
  • Discordo totalmente

Para que os resultados possam ser medidos e sua evolução comparada, é recomendável que a periodicidade das pesquisas seja, no mínimo, anual.

Além disso, devem ser adicionadas perguntas que abordem os pontos mais relevantes para a organização. Uma das medidas mais importantes para que as pessoas colaboradoras respondam com total sinceridade é manter o anonimato das respostas.

Após a análise dos resultados,  é importante compartilhar os dados obtidos com as pessoas colaboradoras para promover a transparência do processo, aproximá-las da organização e divulgar as ações que serão tomadas com base nas respostas. 

Confira 15 sugestões de perguntas para pesquisa de clima organizacional 

Depois de conceituar a pesquisa de clima organizacional e mostrar quais são as formas mais efetivas para sua elaboração, seguem abaixo algumas sugestões de perguntas sobre os mais variados temas que podem orientar a construção do questionário a ser aplicado em sua empresa. As questões estão separadas em dois grupos: quantitativas e qualitativas, para garantir uma análise completa e detalhada do clima organizacional. 

Perguntas quantitativas

Satisfação no Trabalho – Você se sente valorizado na empresa?

1 – O plano de carreira oferecido pela empresa e os critérios de progressão e promoções estão bem definidos para mim

2 – Percebo que os líderes apoiam o meu desenvolvimento e reconhecem o meu esforço

3 – Acredito que a empresa está aberta a mudanças de posições e cargos

Comunicação Interna – Você sente que a comunicação da empresa funciona bem e permite o diálogo? 

1 – A comunicação da empresa é bastante clara em relação aos seus objetivos e metas

2 – A empresa possui um canal aberto para o envio de feedbacks e sugestões

3 – Caso eu precise de informações sobre determinado assunto, sei onde posso encontrá-las

Relacionamento com a Liderança – Você sente que pode confiar na liderança?

1 – Os líderes aceitam a opinião das pessoas colaboradoras e a levam em consideração

2 – A comunicação com as lideranças é clara e transparente

3 – As lideranças oferecem o suporte necessário para a realização do meu trabalho 

Oportunidades de Desenvolvimento – A empresa oferece boas oportunidades de crescimento?

1 – Considero possível alcançar oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa

2 – A empresa oferece programas de capacitação, palestras e treinamentos para contribuir com o desenvolvimento das habilidades necessárias para o meu crescimento profissional

3 – A empresa oferece oportunidades de crescimento de forma equitativa, independentemente de gênero, faixa etária ou origem

Equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal – Você consegue conciliar bem o trabalho com sua vida pessoal? 

1 – O ritmo das minhas atividades profissionais é compatível com uma vida pessoal saudável e equilibrada 

2 – Minha carga horária permite conciliar adequadamente minhas demandas pessoais e familiares 

3 – Tenho espaço suficiente na minha agenda para cuidar da saúde e bem-estar pessoal 

Reconhecimento e Recompensas – Você se sente adequadamente recompensado?

1 – Os benefícios que a empresa oferece estão de acordo com a realidade do mercado de trabalho

2 – A remuneração e os benefícios oferecidos pela empresa são suficientes para suprir minhas necessidades e as da minha família

3 – A empresa oferece incentivos financeiros para capacitação das pessoas colaboradoras em cursos, faculdades ou eventos 

Ambiente de Trabalho – Você considera o ambiente físico da empresa confortável e produtivo? (pergunta para formato presencial ou híbrido)

1 – A empresa oferece todos os recursos e ferramentas disponíveis, tanto físicas quanto digitais, para o completo desempenho das minhas funções

2 – A empresa oferece programas de bem-estar, saúde física e mental

3 – A infraestrutura, segurança e conforto do meu ambiente de trabalho são adequados

Trabalho em Equipe – Você sente que há colaboração entre os colegas?

1 – A empresa estimula a interação e a integração entre as pessoas colaboradoras dentro e fora do ambiente de trabalho

2 – Os colegas de equipe são colaborativos, respeitam opiniões diferentes e compartilham conhecimentos entre si 

3 – As lideranças estimulam a formação de grupos para resolução de desafios

Diversidade, Inclusão e Acolhimento – Você percebe que a empresa valoriza esses aspectos?

1 – A empresa promove ações e práticas que valorizam a diversidade e inclusão entre as pessoas colaboradoras
2 – Sinto que meu ambiente de trabalho é acolhedor e respeita as diferenças de gênero, idade, etnia, orientação sexual e demais características individuais
3 – As lideranças agem ativamente para garantir que todas as pessoas colaboradoras sejam respeitadas e se sintam acolhidas na empresa

Alinhamento com os Valores da Empresa – Os valores da empresa fazem sentido para você?

1 – Estou alinhado com os propósitos e valores da empresa

2 – Os valores da empresa são realmente postos em prática

3 – Tenho a sensação de pertencimento dentro do meu ambiente de trabalho e no desempenho das minhas tarefas

Feedback Contínuo – Você recebe feedbacks regulares e construtivos?

1 – Recebo feedbacks constantemente das lideranças sobre meu desempenho 

2 – Fico à vontade ao receber  feedback da empresa 

3 – Meus colegas costumam dar feedback uns aos outros 

Lembrete: como explicado anteriormente, em cada uma das perguntas de cada tópico, é necessário fornecer as opções de resposta “concordo totalmente”, “concordo”, “neutro”, “não concordo” e “discordo totalmente”. Essas opções devem ser aplicadas a todas as frases do questionário, garantindo a padronização nas respostas e facilitando a análise dos resultados.

Perguntas qualitativas

1 – O que você mais valoriza no ambiente de trabalho da empresa?

2 – Quais mudanças você sugeriria para melhorar sua experiência na empresa?

3 – O que a empresa poderia fazer para ajudar no seu desenvolvimento profissional?

4 – Há alguma outra consideração ou sugestão que você gostaria de compartilhar para melhorar o ambiente de trabalho?

Como coletar e analisar os resultados?

Após a distribuição e coleta das pesquisas, é preciso organizar e analisar as respostas para extrair informações relevantes e aplicáveis. 

O primeiro passo é garantir que os dados foram obtidos de forma confiável, mantendo o anonimato dos participantes. Para garantir praticidade e organização, é altamente recomendável o uso de plataformas digitais de pesquisas como o Google Forms, SurveyMonkey e Typeform, que permitem criar questionários personalizados e exportar os resultados para planilhas, ou softwares especializados no assunto. 

Para analisar os resultados da pesquisa, a primeira etapa é organizar os dados de forma clara. Nesse caso, ferramentas como o Google Sheets e o Excel são excelentes aliados, pois permitem realizar cálculos, gráficos, análises de porcentagens, médias e outras métricas que ajudam a interpretar os resultados de forma eficiente. 

No momento da análise de dados, é possível visualizar padrões e tendências nas respostas, além de segmentar os dados por diferentes grupos (por exemplo, departamentos ou faixas etárias), o que pode revelar conclusões mais detalhadas sobre a percepção de diferentes públicos. 

Se houver respostas qualitativas, é necessário interpretar as palavras dos participantes. Isso pode ser feito manualmente ou com o auxílio de softwares de análise de texto, como o NVivo, que facilitam a identificação de padrões, temas e palavras-chave recorrentes nas respostas.

Como incentivar a participação dos funcionários?

O nível de engajamento das pessoas colaboradoras na pesquisa de clima organizacional é um bom indicativo do quanto elas estão dispostas a participar das atividades propostas. Como os processos de melhoria dependem da coleta desses dados, é fundamental estimular a participação de todos.

A escolha das questões é um ponto que pode fazer toda a diferença nesse engajamento, assim como a necessidade de garantir o anonimato das respostas.   Utilizar os resultados da análise para apresentar propostas concretas de melhorias no clima organizacional é uma forma de demonstrar que a pesquisa tem o poder de impactar o ambiente de trabalho. 

Como criar planos de ação com base na pesquisa?

Após planejar as perguntas para a pesquisa de clima organizacional, aplicar o questionário, coletar e analisar os dados, é essencial que essas respostas sirvam como base para a criação de um plano de ação eficiente, que ajude a implementar melhorias no ambiente de trabalho e, consequentemente, aumentar a produtividade das pessoas colaboradoras. 

Depois de analisados os resultados, , a sugestão é que as lideranças formem grupos com suas pessoas colaboradoras para que sejam geradas ideias para que os problemas e gargalos detectados com a pesquisa possam ser sanados.

Cabe ressaltar que, se o resultado da pesquisa não for utilizado para a produção de novas medidas de melhorias, o propósito da pesquisa se desfaz, e a participação das pessoas colaboradoras terá uma queda considerável, pois será possível perceber que as opiniões das equipes não foram levadas em consideração. 

 

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