O avanço tecnológico já é uma realidade para pessoas e empresas, e muitos processos que antes eram feitos manualmente hoje já se adaptaram às tendências da inteligência artificial, sendo realizados de maneira automatizada.
E não é só na parte de processos que as novas tendências de inteligência artificial chegaram para auxiliar. A análise preditiva e a personalização automatizada também estão fazendo a diferença dentro das empresas.
Neste artigo, vamos conceituar a inteligência artificial, apresentar os tipos de IA que já existem, explicar algumas das vantagens que o setor empresarial obteve com o uso da inteligência artificial e falar sobre as tendências para o futuro.
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial (IA) é um conjunto de tecnologias que permite que dispositivos eletrônicos reproduzam habilidades semelhantes às humanas, como criatividade, raciocínio, aprendizagem e planejamento.
A IA torna as máquinas capazes de aprender com as experiências humanas e processar dados para realizar tarefas como as pessoas. Exemplos de IA incluem assistentes virtuais, reconhecimento facial, traduções simultâneas e respostas automáticas a perguntas.
Quais são os tipos de inteligência artificial?
Vamos agora conhecer um pouco mais sobre o que a IA tem a oferecer e os avanços em seu desenvolvimento:
Machine Learning
O machine learning, ou aprendizado de máquina, é a capacidade que as máquinas têm de aprender de maneira autônoma, usando algoritmos para a análise de uma grande quantidade de dados.
Dessa forma, tornam-se capazes de identificar padrões, fazer associações e, por meio da assimilação desses dados, tomar decisões e apresentar respostas corretas baseadas no que foi analisado.
Deep Learning
O deep learning é considerado um produto do machine learning, e é quando as máquinas possuem a capacidade de analisar dados e padrões e, com isso, podem trazer insights e se adaptar a cenários diversos.
Por meio da estruturação de algoritmos em camadas, ele é capaz de criar uma rede neural artificial, inspirada no cérebro humano, que pode aprender a tomar decisões inteligentes sem a intervenção humana.
Linguagem Natural (PLN)
A PLN, ou linguagem natural, é um tipo de tecnologia que faz com que os computadores compreendam, manipulem e interpretem a linguagem humana. É uma área da IA que permite combinar a linguagem de computadores com a humana, e também com modelos de aprendizado de máquina e modelos estatísticos.
Quais as vantagens da inteligência artificial para o setor empresarial?
São muitas as dúvidas sobre inteligência artificial, mas há uma certeza absoluta: os benefícios são muitos para o setor empresarial, como detalhado abaixo:
Melhoria na tomada de decisões
Por meio da coleta, processamento e análise dos dados obtidos, o processo de tomada de decisões pode se tornar muito mais assertivo, e as decisões podem ser tomadas com maior segurança e confiabilidade, baseadas nos fatos compilados pelas máquinas.
Aumento da eficiência e produtividade
Por meio da capacidade de processamento dos dados, é possível fazer uma análise mais detalhada dos processos de maneira automatizada, com um mínimo risco de falhas. As máquinas oferecem maior eficiência no processamento de dados, reduzindo a burocracia e, com isso, aumentando a produtividade.
Previsão de tendências e demandas
Uma maneira mais fácil de conseguir prever e atender às demandas de produtos e serviços é por meio do uso de ferramentas tecnológicas, e a inteligência artificial já está sendo utilizada nesse setor das empresas.
A partir do levantamento de dados, como região a ser atendida, sazonalidade e uma série de outras variáveis que podem surgir, é possível manter as previsões em constante atualização e manter os departamentos de compras e vendas em sintonia.
Quais são as tendências em inteligência artificial para o setor empresarial?
Neste tópico, vamos abordar mais sobre as próximas tendências que a inteligência artificial trará ao setor empresarial. Vamos lá:
Automação inteligente de processos
Uma maneira de tornar os processos de negócios mais avançados é utilizando a automação que a inteligência artificial oferece, tornando assim as tarefas de rotina, que são normalmente repetitivas, muito mais fáceis e práticas.
Com a IA, é possível aumentar a eficiência operacional da sua empresa, deixando, com isso, as pessoas colaboradoras mais livres para se concentrarem em outras atividades que requeiram maior estratégia e capacidade de agregar valor.
Análise preditiva avançada
A análise preditiva faz uso de dados para planejar e prever oportunidades futuras, e com as tendências de inteligência artificial, esse processo se torna muito mais avançado, preciso e sofisticado.
Por meio do uso de IA, as empresas obterão maior compreensão de seus dados e farão a identificação de padrões e tendências de forma aprofundada. Assim, se tornará possível conquistar um modelo de tomada de decisões mais assertivo, com base em previsões confiáveis e mais seguras.
Personalização dinâmica
Mais uma das tendências em inteligência artificial é a personalização dinâmica, graças aos dados obtidos com o desenvolvimento das plataformas digitais. Essa personalização se baseia em informações como histórico de compras de um usuário, seus interesses e comportamento padrão.
Assim, será possível às empresas oferecer produtos e serviços de forma personalizada, proporcionando aos seus clientes uma melhor experiência. Com isso, há a fidelização dos clientes e, consequentemente, um aumento nas vendas.
Tecnologia de reconhecimento facial
Mais uma frente em que a inteligência artificial está atuando com sucesso, e na qual podemos esperar mais precisão e segurança, é a da tecnologia de reconhecimento facial.
Esse tipo de tecnologia permite uma identificação bem rápida e confiável dos clientes, podendo, assim, oferecer experiências personalizadas e obter mais segurança para diversos setores da empresa, como o de TI e o financeiro.
Como aproveitar as tendências de inteligência artificial nas empresas?
Confira agora como é possível se manter caminhando junto com os avanços tecnológicos e utilizar da melhor forma os recursos que a inteligência artificial pode oferecer aos setores produtivos:
Acompanhe os avanços tecnológicos
Para quem pretende utilizar o que há de melhor nas tendências de inteligência artificial, estar por dentro do mercado e dos avanços na área é um ponto fundamental. Acompanhar as tendências, as atualizações e implementar essas ferramentas na sua empresa pode ajudar a manter a competitividade e a constante atualização.
Verifique o que a concorrência está utilizando
Mais uma maneira de se manter atualizado dentro do universo da IA é pesquisar quais tipos de tecnologias seus concorrentes estão utilizando e estar sempre conectado com o que o mercado já oferece em inovações na área de inteligência artificial.
Verifique em que setores a IA vem sendo utilizada, analise os casos que obtiveram sucesso e trace um paralelo para descobrir em que áreas da sua empresa será possível fazer uso dos recursos da inteligência artificial.
Invista em uma maior infraestrutura de dados
Como mencionamos acima, a base para o bom funcionamento da inteligência artificial é a compilação de dados. Por isso, é tão importante investir em uma base sólida de dados para garantir que sua empresa tenha os recursos necessários para realizar a coleta, armazenamento e processamento das informações.
É importante também optar por um sistema tecnológico de armazenamento de dados eficiente, que permita o melhor aproveitamento dos recursos, além de adotar uma política rigorosa de proteção de dados para evitar o vazamento de informações.
Promova treinamento e capacitação de funcionários
Quanto mais informações as pessoas colaboradoras recebem sobre inteligência artificial, mais capacitadas estarão para lidar com os dados que surgirem. . Por isso, investir em treinamento e no desenvolvimento das habilidades de sua equipe é tão importante.
Estabeleça um ambiente colaborativo e de inovação
Ambientes plurais e colaborativos são ideais para a troca de ideias e conhecimentos e possibilitam a descoberta de novas formas de trabalho e soluções criativas.
Uma empresa que oferece uma cultura organizacional de inovação e experimentação pode contar com colaboradores mais engajados e com uma linha de pensamento que vai além do convencional.
Faça avaliações constantes
A melhor maneira de acompanhar o andamento dos processos é por meio de avaliações periódicas para que seja possível garantir que as ações estejam alinhadas ao modelo de negócio. Além disso, é fundamental fomentar um ambiente em que os colaboradores possam expressar suas opiniões e sugestões livremente.