
Muitos ainda têm dúvidas sobre o que exatamente é o voluntariado corporativo e quais vantagens pode gerar para o voluntário, para a empresa e para a comunidade beneficiada.
Felizmente, já existem diversos casos de organizações que abraçaram essa causa e, cada vez mais, constatam que é possível implementar esse tipo de iniciativa com o apoio das pessoas colaboradoras de forma mais fácil do que imaginavam.
Para esclarecer definitivamente quaisquer dúvidas sobre o voluntariado corporativo, explicaremos do que se trata, quais as vantagens que ele pode oferecer tanto para as empresas quanto para a sociedade e como é possível implementar, de maneira eficaz, um programa de voluntariado corporativo dentro da sua empresa.
O que é o voluntariado corporativo?
O voluntariado corporativo, também chamado de voluntariado empresarial, é uma iniciativa realizada por organizações com o objetivo de envolver as pessoas colaboradoras em ações que levem benefícios à sociedade, especialmente a grupos mais carentes ou minorizados.
Dessa forma, as empresas estimulam a equipe a empregar seu tempo e habilidades em prol de projetos sociais e atividades beneficentes. Essas ações podem ser direcionadas a vários setores, como cultura, educação, inclusão social, cuidado com o meio ambiente, entre outros temas relevantes para a sociedade.
Essa prática visa beneficiar uma camada da população em estado de vulnerabilidade, que precisa de apoio e incentivo, além de gerar um impacto positivo no meio ambiente. Como consequência, a empresa também se beneficia ao fortalecer sua imagem e seu compromisso com a responsabilidade social.
Quais são as vantagens do voluntariado corporativo?
Projetos de voluntariado sempre beneficiam de forma efetiva um determinado grupo da sociedade. O voluntariado corporativo, além de visar o bem-estar social, também proporciona uma experiência enriquecedora para a empresa e seus colaboradores.
Benefícios para as empresas
Os benefícios que as empresas podem obter com o desenvolvimento de projetos de voluntariado corporativo são inúmeros. O impacto social dessas ações reflete diretamente no bem-estar da comunidade e no engajamento da empresa com causas sociais.
Há o fortalecimento da cultura organizacional quando esse tipo de atividade é realizada, contribuindo para a consolidação dos valores da empresa, já que o voluntariado corporativo promove o trabalho em equipe, o compromisso com a solidariedade e com o civismo.
O comprometimento dos colaboradores com esse tipo de ação contribui para que a sensação de orgulho e pertencimento se propague, o que pode potencializar a retenção de talentos.
Assim como as equipes que participam dessas ações se sentem satisfeitas e engajadas, por meio do voluntariado corporativo, muitas empresas acabam se destacando no mercado, atraindo novos talentos que almejam se juntar a uma organização com valores semelhantes aos seus.
Além disso, quem se envolve nas atividades do voluntariado corporativo pode acabar desenvolvendo novas habilidades, como liderança, capacidade de comunicação, trabalho em equipe e solução de problemas, resultando em um melhor desempenho no trabalho e na vida pessoal.
Essa iniciativa também representa uma forma estratégica de exercer a Responsabilidade Social Corporativa, pois promove ações concretas voltadas para o bem-estar social e ambiental. Além disso, possibilita a mensuração dos impactos gerados, tornando o compromisso da empresa mais transparente e eficiente.
Além das vantagens diretas geradas pelos programas de voluntariado, a empresa obtém uma considerável melhoria na sua imagem e passa a ser conhecida como uma entidade comprometida socialmente.
Benefícios para as pessoas colaboradoras
São tantos os benefícios de doar tempo e conhecimento a quem realmente precisa deles que fica até difícil enumerá-los. Uma das grandes vantagens em participar desse tipo de atividade é o desenvolvimento de um senso de propósito.
Saber que está fazendo uma contribuição significativa, que pode ter um impacto positivo na vida da comunidade, é extremamente gratificante. Por isso, para as pessoas colaboradoras, pode ser prazeroso fazer parte de um coletivo que emprega seus esforços em prol do bem comum.
Durante o voluntariado corporativo, ainda é possível aprender e desenvolver novas habilidades, bem como ter contato com novas culturas e experiências de vida que podem contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos participantes.
Mais uma das oportunidades oferecidas às pessoas colaboradoras é a possibilidade de desenvolver novas relações com colegas de diferentes setores e níveis hierárquicos, construindo assim novas redes profissionais de forma leve e espontânea.
Contribuir socialmente gera uma sensação de prazer capaz de melhorara saúde física e mental dos membros das equipes, pois contribui para a redução do estresse e aumenta a sensação de bem-estar.
Além disso, a participação em atividades de voluntariado pode resultar em reconhecimento, como prêmios, folgas ou outros tipos de recompensas, além de agregar valor ao currículo, o que pode abrir novas oportunidades profissionais.
Benefícios para a sociedade
O impacto que os programas de voluntariado corporativo podem gerar na comunidade e na sociedade civil é significativo, pois isso implica na melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio da doação de recursos e serviços de que muitos precisam e não têm acesso.
Cuidar de questões sociais e ambientais, como educação, saúde, inclusão social e meio ambiente, e criar soluções que contribuam para o desenvolvimento da sociedade também é uma responsabilidade das empresas, e gera impactos muito positivos sobre a comunidade e seu entorno.
O trabalho de voluntariado corporativo também é a chave para o desenvolvimento de uma sociedade mais unida e solidária, em que a iniciativa de empresas, colaboradores e da sociedade em geral, voltada para a promoção do bem-estar de pessoas vulneráveis, gera uma coesão comunitária.

Como implementar um programa de voluntariado corporativo eficaz?
Uma vez que já ficou entendido que o voluntariado corporativo é uma ferramenta que proporciona benefícios a todos os envolvidos, é possível que surjam algumas dúvidas na hora de implementar esse tipo de iniciativa.
Reunimos algumas dicas que são relevantes para quem tem a intenção de dar início ao programa de voluntariado corporativo:
Passos para criar um programa de sucesso
Para iniciar um programa de voluntariado corporativo, é recomendado que primeiramente se faça um estudo para identificar as causas que serão apoiadas e verificar se já existem projetos em curso.
É preciso engajar as lideranças, definir o formato das ações voluntárias, incentivar a participação das pessoas colaboradoras por meio de uma divulgação clara e detalhada dos objetivos e do que será necessário para obter sucesso nessa empreitada.
Seguem algumas dicas para auxiliar nesse processo:
- É fundamental promover a cultura da responsabilidade social, de forma a valorizar o engajamento de todos os setores da empresa, seja pela criação de projetos de voluntariado ou pela participação em ações já existentes.
- Para quem está começando, a parceria com organizações sociais é uma boa forma de tornar viável o voluntariado corporativo, trabalhando com entidades que já atuem em causas específicas e direcionando os esforços para ações que estejam alinhadas com os valores organizacionais.
- Outra dica importante é criar uma comunicação massiva, seja durante treinamentos, redes sociais, ou de forma direta por meio dos canais internos de comunicação com as pessoas colaboradoras, estimulando sua participação. Para incentivar o engajamento do maior número possível de pessoas, é interessante que se faça uma flexibilização de horários, de forma a permitir que cada voluntário dedique algumas horas durante seu horário de trabalho em prol de uma causa.
- Uma etapa importante da implementação do voluntariado corporativo é o reconhecimento dos esforços das pessoas colaboradoras e o estímulo à participação nas ações por meio de benefícios, folgas, emissão de certificados ou eventos em que os voluntários tenham seu trabalho divulgado e enaltecido.
Como medir o impacto do voluntariado corporativo?
Para as empresas conseguirem mensurar se os programas de voluntariado corporativo estão realmente causando o impacto desejado, é possível utilizar algumas métricas para analisar o desempenho e o sucesso das ações, bem como buscar alternativas que possam ser implementadas para aumentar o alcance das iniciativas.
Algumas delas são bem simples, como o acompanhamento do progresso das ações junto à comunidade, por meio do feedback das pessoas beneficiadas. Além disso, o número de colaboradores envolvidos nos projetos, o total de horas que foram dedicadas às causas, o número de indivíduos atendidos e o engajamento nas redes sociais da empresa em conteúdos relacionados ao voluntariado são exemplos de métricas que podem ser utilizadas para avaliar o impacto das iniciativas .
Quais são os desafios do voluntariado corporativo e como superá-los?
A implementação de uma iniciativa como a do trabalho voluntário corporativo pode gerar alguns pequenos contratempos ou desafios, mas todos eles podem ser superados com planejamento e estratégias adequadas.
Conciliar as responsabilidades do trabalho com as atividades voluntárias
Uma das preocupações que podem surgir tanto por parte dos gestores quanto dos colaboradores é a conciliação das responsabilidades do trabalho e do voluntariado. Muitos se preocupam em manter um bom desempenho em ambas as áreas sem comprometer suas obrigações no trabalho. A boa notícia é que, com o apoio da organização, é possível alinhar essas atividades de maneira equilibrada e produtiva.
Para que o voluntariado corporativo seja viável, o ideal é que as empresas permitam que seus colaboradores dediquem algumas horas do expediente à realização do voluntariado, garantindo que isso não seja um empecilho para a participação daqueles dispostos a doar tempo e conhecimento.
Garantir o engajamento contínuo dos colaboradores
No início, a participação no voluntariado pode levar algum tempo para ganhar força, já que algumas pessoas podem não estar familiarizadas com a iniciativa ou ter dúvidas sobre como contribuir.
Para potencializar o engajamento, a comunicação eficaz deve ser constante, estimulando a participação de todos desde as primeiras atividades, seja por meio da conscientização, seja pela demonstração de resultados anteriores que denotem o sucesso do projeto.
O reconhecimento do trabalho dedicado às causas escolhidas também é um recurso eficiente para aumentar o número de envolvidos e garantir que os profissionais deem continuidade aos seus esforços em prol do bem-estar da comunidade.
Como a Toti pode ajudar sua empresa a implementar o voluntariado corporativo?
A Toti Diversidade oferece um Programa de Impacto Social destinado a organizações que desejam promover a inclusão de grupos minorizados no mercado de trabalho, com foco em pessoas refugiadas e migrantes.
Dentro desse programa, o voluntariado corporativo é uma das iniciativas que permite que as empresas engajem seus colaboradores em ações que promovam a diversidade e a inclusão.
Dessa forma, os colaboradores da organização parceira podem participar de aulas, workshops e mentorias de carreira, contribuindo diretamente para a capacitação e o desenvolvimento profissional dessas pessoas.
Clique aqui para saber mais sobre o Programa de Impacto Social.