Employer branding: benefícios, exemplos, como mensurar e 17 sugestões de ações

12/01/2024
• Atualizado em 25/09/2024
Duas pessoas, uma do sexo masculino e outra do sexo feminino estão sentados a frente de uma mesa e apertando as mãos.

O employer branding é uma estratégia amplamente adotada pelas empresas para atrair, reter e engajar talentos.  

O sucesso de uma organização depende de pessoas. Por isso, nada mais natural do que investir em ações de valorização do ambiente de trabalho. 

De acordo com o estudo ​​Escassez de Talentos 2023, do ManpowerGroup, o Brasil atingiu a taxa de 80% de escassez de talentos. 

Isso quer dizer que o mercado está enfrentando uma carência de profissionais qualificados. 

Além disso, hoje as pessoas colaboradoras escolhem com mais cuidado onde querem trabalhar. 

Nesse cenário, a capacidade de atrair os profissionais mais qualificados proporciona uma vantagem competitiva para a empresa.

E é dessa forma que o employer branding ganha relevância significativa.  

O que é employer branding?

O employer branding consiste em posicionar uma empresa como um local de trabalho excelente e desejável. 

Para isso, são feitas ações de comunicação e marketing que destacam os pontos fortes da organização, como valores, benefícios, programas de bem-estar e diversidade e todo o seu potencial de crescimento. 

É importante ressaltar que a comunicação deve apresentar ações verdadeiras, concretas e que gerem valor para as pessoas colaboradoras. 

Dessa forma, é possível atrair, reter e motivar profissionais qualificados. 

O que significa employer branding?

Em tradução livre, employer branding significa “marca empregadora”. O termo diz respeito ao conceito de trabalhar a reputação da empresa para torná-la referência como empregadora no mercado de trabalho. 

Benefícios do employer branding

Atração de talentos

Ao se destacar como um local de trabalho positivo, a organização atrai um número crescente de profissionais interessados em fazer parte da equipe.

Uma boa reputação também torna a empresa a escolha preferencial entre candidatos qualificados — o que facilita o processo de recrutamento. 

Retenção de talentos

Quando o ambiente é reconhecido como agradável, as pessoas que já estão na empresa sentem maior satisfação. 

Isso reduz a rotatividade e aumenta a retenção de talentos, pois os profissionais estão mais propensos a permanecer em um local acolhedor. 

Melhoria da produtividade e engajamento

Além de atrair e reter talentos, o employer branding fortalece os vínculos entre os membros da equipe e a empresa. 

Isso, por sua vez, contribui para a melhoria da produtividade e engajamento do time. 

Afinal, colaboradores engajados são mais propensos a compartilhar ideias inovadoras e produzir melhores resultados. 

Vantagem competitiva

Ao atrair e reter os melhores talentos do mercado, a empresa consegue aproveitar todo o conhecimento necessário para alcançar o sucesso. 

E dessa forma consegue se adaptar de maneira ágil diante das mudanças do mercado, destacando-se da concorrência.

Exposição da marca

À medida que notícias sobre a cultura e os valores da organização são divulgadas, a marca fica mais exposta. 

Essa visibilidade, quando feita de maneira positiva, pode conquistar novos consumidores.  

Aumento no número de indicações

Geralmente, as pessoas compartilham suas experiências profissionais no mercado, seja em uma roda de conversa ou em plataformas avaliativas, como o Glassdoor. 

Se a sua empresa possui uma reputação positiva, os profissionais tendem a indicá-la como um bom lugar para trabalhar. 

Redução dos custos de recrutamento

Com uma menor taxa de rotatividade, os custos envolvidos em um novo recrutamento diminuem. 

Estamos falando não apenas das despesas com demissões, contratações e treinamentos, mas também do tempo valioso dedicado pela equipe a esses processos.

Endomarketing e employer branding: qual é a relação?

Os conceitos de endomarketing e employer branding são frequentemente confundidos. Ambos buscam fortalecer a imagem da empresa, por isso, estão relacionados. No entanto, existem diferenças importantes e é necessário esclarecê-las. 

O employer branding tem o objetivo de criar uma marca empregadora forte e valorizada no mercado de trabalho. 

Sendo assim, é uma estratégia eficiente tanto para atração de novos candidatos quanto para retenção de colaboradores. 

Enquanto isso, o endomarketing é voltado exclusivamente para o público interno. As ações são tomadas para melhorar a produtividade e a satisfação dos colaboradores. 

O objetivo é fazer com que todas as pessoas trabalhadoras sejam também defensoras da marca. 

Como planejar estratégias de employer branding

Conheça sua empresa

Defina o que sua organização deseja alcançar. A partir disso, entenda sua cultura, identificando pontos positivos que merecem ser transmitidos como parte da sua marca empregadora.

Compreenda o seu público-alvo

Trace o perfil do profissional que a sua organização deseja atrair e manter. É fundamental entender o conjunto de habilidades técnicas e comportamentais que são mais valorizadas para o sucesso da equipe.

Além disso, é imprescindível saber quais são as expectativas e aspirações do seu público em relação ao ambiente de trabalho, oportunidades de desenvolvimento e cultura organizacional. 

Após essa pesquisa, planeje ações que atendam às necessidades dessas pessoas. 

Realize um diagnóstico do ambiente de trabalho atual

Implemente pesquisas de clima para avaliar o nível de satisfação e engajamento dos funcionários.

Para isso, formule perguntas sobre a percepção dos colaboradores em relação à cultura organizacional, oportunidades de desenvolvimento, comunicação interna, reconhecimento, feedback e outros aspectos pertinentes. 

Com base nos resultados obtidos, analise quais pontos podem ser aprimorados e elabore estratégias para alcançar as metas estabelecidas.

Faça um cronograma com as ações

Liste as ações que a empresa pretende colocar em prática. Estude também o momento certo para implementá-las e o que deve ser priorizado. 

Além disso, estabeleça metas para orientar seus esforços e avaliar o seu progresso. Certifique-se de que as metas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (método SMART). 

Três pessoas, duas do sexo masculino e uma do sexo feminino, estão abraçadas e sorrindo. Todos são profissionais formados pela Toti Diversidade.
Três estudantes da Toti Diversidade.

17 ações de employer branding

Existem várias ações que uma empresa pode implementar para fortalecer sua marca empregadora. 

Cada organização deve avaliar e adaptar o que funciona melhor para atingir seus objetivos.

A seguir, confira algumas sugestões de ações de employer branding. 

1) Definir a cultura organizacional

Estabeleça uma cultura organizacional alinhada aos valores e objetivos da empresa. Assim, será possível atrair pessoas que se identificam com essas diretrizes. 

2) Monitorar a reputação da empresa

Saiba o que estão falando da sua organização. Consulte plataformas como o Glassdoor, que conta com avaliações de funcionários de diversas empresas. 

Analise também as redes sociais mais acessadas do momento. Para isso, basta inserir o nome da sua empresa como termo de busca. 

Por fim, não esqueça de pesquisar as notícias da sua empresa na mídia. 

3) Dar opção de trabalho remoto ou híbrido

Se possível, possibilite a execução do trabalho de forma remota ou híbrida. Essas modalidades proporcionam mais conforto e tempo de qualidade para a equipe. 

Consequentemente, isso resulta em um diferencial para a pessoa candidata na hora de escolher uma empresa para trabalhar. 

4) Incentivar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Defina horários de trabalho claros e encoraje a equipe a respeitar esses limites. Evite enviar e-mails ou mensagens fora do período comercial. Fale também sobre a importância de pausas regulares durante o expediente.

5) Comemorar conquistas e dar reconhecimento 

Reconheça as conquistas individuais e coletivas da equipe, parabenizando o sucesso e valorizando a importância do trabalho. 

6) Participar de premiações 

Inscreva-se para participar de premiações que reconheçam as melhores empresas para trabalhar, como o GPTW.

7) Definir a sua Employer Value Proposition (EVP)

Crie uma proposta de valor única para os profissionais, ressaltando as vantagens que a empresa oferece. É ela que determina a diferença entre ser um funcionário da sua empresa e de qualquer outra no mercado. 

8) Implementar programas de voluntariado

Organize programas de voluntariado corporativo, envolvendo seus colaboradores em causas sociais. Esse tipo de iniciativa melhora habilidades de liderança e trabalho em equipe. Além disso, sua equipe sentirá orgulho de fazer parte de uma organização que tem responsabilidade social. 

9) Promover a diversidade

Mostre o seu comprometimento com a diversidade e inclusão, criando um ambiente de trabalho plural e acolhedor. 

Algumas sugestões são a criação de vagas afirmativas e comitês de diversidade, além de palestras sobre o tema. 

Aproveite e confira neste conteúdo como criar uma descrição de cargo inclusiva. 

10) Investir na capacitação dos colaboradores

Ofereça treinamentos, cursos e mentorias que auxiliem no desenvolvimento profissional das pessoas que fazem parte da sua empresa. Essa ação demonstra comprometimento com a carreira dos colaboradores. 

11) Implementar programas de bem-estar

Ofereça qualidade de vida e conforto às pessoas colaboradoras. Algumas sugestões incluem realizar parcerias com academias e clínicas de terapia, além de criar um espaço para descanso e descontração no escritório.

12) Incentivar o feedback 

Estimule a cultura de feedback entre a liderança, colaboradores e seus pares. Encoraje ativamente o compartilhamento de pensamentos, opiniões e sugestões. Recomenda-se implementar regulares ciclos de avaliação para fortalecer essa prática.

13) Construir uma presença online forte

Produza conteúdos sobre a cultura, valores e realizações da empresa nas plataformas digitais. Apresente colaboradores, o dia a dia da organização e os benefícios oferecidos, por exemplo. 

14) Investir em uma comunicação transparente

Transmita com clareza as informações sobre eventos, objetivos, conquistas e desafios. Estabeleça meios de comunicação para que todos colaboradores saibam o que está acontecendo na organização. 

15) Oferecer benefícios 

Além de um salário compatível com o mercado, ofereça benefícios aos colaboradores, como plano de saúde, vale-refeição, seguro de vida, plano odontológico, entre outros.

16) Transformar colaboradores em embaixadores 

Encoraje seus colaboradores a compartilhar realizações e experiências positivas na empresa nas redes sociais. Faça com que a sua equipe sinta orgulho de fazer parte do negócio e defenda naturalmente a sua marca. 

17) Cuidar da experiência do colaborador

Proporcione uma experiência positiva para seus colaboradores, desde a etapa de recrutamento até término do vínculo empregatício. Ofereça todo o auxílio e cuidado necessário em cada fase. 

Exemplos de employer branding

Confira alguns cases de employer branding que podem inspirar sua empresa!

Movile

A Movile é uma das empresas de tecnologia mais renomadas do país. Com o objetivo de fortalecer sua reputação como empregadora, a companhia investiu em iniciativas internas e externas de capacitação.

Veja algumas delas:

  • MovileNext: curso de capacitação destinado a pessoas desenvolvedoras, proporcionando oportunidades de avanço na carreira. Essa ação demonstra o comprometimento da empresa em capacitar profissionais e aprimorar o setor de tecnologia.
  • MovileJourney: iniciativa de expansão dos valores e da cultura da empresa para outros estados brasileiros, como MG e RS, estabelecendo conexões com diversos talentos em todo o país.
  • Apoio em eventos profissionais e universitários: atuação em palestras e congressos, reforçando sua imagem como uma empresa conectada e engajada.

Grupo Boticário

A página de carreiras do Grupo Boticário carrega todos os valores da marca empregadora. O site contém várias informações sobre a cultura organizacional da empresa e apresenta os benefícios de fazer parte daquela comunidade.

Ao longo dos anos, também foram incluídos diversos depoimentos e experiências de pessoas colaboradoras.

Hoje, o Grupo Boticário tem uma marca empregadora forte e é um local de trabalho muito desejado por profissionais de diferentes áreas.

Inclusive, já foi premiado como uma das melhores empresas brasileiras para trabalhar em anos anteriores, segundo o Great Place To Work. 

Como medir o ROI do employer branding?

O ROI, retorno sobre o investimento, é um indicador importante para avaliar os resultados das estratégias realizadas. Essa métrica, portanto, calcula o retorno das ações realizadas. 

Para fazer esse cálculo, é preciso dividir o ganho obtido com o investimento pelo custo do investimento. Multiplicando por 100, o resultado será expresso em forma de porcentagem. 

Confira a fórmula:

ROI = (RECEITA – CUSTO) x 100

          CUSTO DO INVESTIMENTO

Imagine que uma empresa gastou R$ 10.000 para realizar um Workshop de desenvolvimento profissional com o propósito de atrair talentos qualificados para seus processos seletivos. 

Ao abrir as inscrições para seu programa de recrutamento no mês seguinte, cerca de 50.000 pessoas se candidataram. 

(50.000 – 10.000)/10.000

40.000/10.000 = 4

Nesse caso, o retorno foi de 4 vezes ou 400%

Além do ROI, é possível acompanhar outras métricas, como: 

  • Taxa de retenção de talentos: acompanhe esse número a longo prazo. É esperado que mais talentos sejam retidos, reduzindo a rotatividade.
  • Taxa de atração de talentos: veja a quantidade e qualidade das pessoas que se candidatam a vagas da sua empresa. O desejado é um bom número de talentos qualificados buscando aquela oportunidade.

Diferenças entre employer branding e employee experience

O employee experience consiste na experiência que um funcionário tem durante sua trajetória em uma empresa. Essa experiência é avaliada desde o processo seletivo até a vivência diária no trabalho.

Uma experiência positiva resulta no engajamento, satisfação e bem-estar das pessoas colaboradoras.

Basicamente, o employer branding cuida da gestão da marca empregadora, enquanto que o employee experience garante uma boa trajetória do colaborador dentro da empresa. 

Em uma empresa, quem é responsável pelo employer branding?

Por se tratar da imagem da empresa como um todo, o employer branding é uma responsabilidade geral. 

De toda forma, o departamento de Recursos Humanos desempenha papel fundamental na definição e implementação dessa estratégia. Por lidar com a gestão de pessoas e recrutamento, o RH estará à frente. 

Em alguns lugares, há também uma pessoa específica somente para isso: o Analista de Employer Branding.

Ao lado dela, para um trabalho conjunto, temos o setor de Comunicação e Marketing. Essa área pode atuar na criação de conteúdo e na divulgação das ações organizadas pelo RH. 

Além disso, é importante que a liderança promova os valores da organização diariamente. Tudo isso contribui para a construção de uma imagem positiva como empregadora.

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