Há uma maneira bastante eficiente de levar mais informação às pessoas colaboradoras: por meio de palestras para empresas. Mas engana-se quem pensa que basta escolher uma data, um local e convidar os participantes, e tudo estará resolvido.
As palestras para empresas são muito mais que um evento corporativo para todos participarem. É preciso pensar na experiência da pessoa colaboradora, no que ela pode aprender e em como inspirá-la e impulsionar seu desenvolvimento.
Neste artigo, vamos explicar o que são palestras para empresas, detalhar os benefícios que esse tipo de evento pode trazer à organização e às pessoas colaboradoras, como é possível organizar uma palestra para sua empresa e como a Toti Diversidade pode ajudar nessa tarefa.
O que são palestras corporativas?
As palestras para empresas são eventos cujo objetivo é engajar equipes, aumentar suas motivações e transmitir conhecimento. Elas também podem conscientizar sobre temas importantes, transformar hábitos ou promover mudanças culturais dentro da organização.
Palestras são reconhecidas como uma forma eficiente de transmitir informações. Com esse tipo de iniciativa, as empresas oferecem conteúdos enriquecedores, normalmente apresentados por especialistas em suas áreas. Essa estratégia pode também resultar no alinhamento dos objetivos e valores corporativos com os dos membros das equipes.
Muitas vezes, as palestras para empresas são planejadas para estimular o crescimento profissional das pessoas colaboradoras, promover um ambiente acolhedor e aprimorar os processos internos. . Podem ser inteiramente expositivas ou incluir a interação do público por meio de dinâmicas.
Qual a importância das palestras para empresas?
Além de motivacionais, as palestras para empresas possuem outras características que podem ajudar no desenvolvimento da equipe, na troca de conhecimento e na criação de um ambiente mais inclusivo e colaborativo, como mostraremos a seguir:
Inspiração e motivação
A realização de palestras corporativas faz com que seus funcionários se sintam mais inspirados e motivados a darem o seu melhor. A sensação de renovação e pertencimento é comum a todos os membros das equipes, bem como o aumento do grau de comprometimento com a empresa.
Essa motivação extra, proporcionada pelos palestrantes, pode ajudar as pessoas colaboradoras a entregarem mais, impulsionando a produtividade, a proatividade e a criatividade, além de favorecer uma maior troca de experiências e de conhecimentos.
Fortalecimento da cultura organizacional
Um dos aspectos que mais motivam os gestores a planejar palestras para empresas é o fortalecimento da cultura organizacional, já que esse aspecto é considerado um ponto de extrema importância para o desenvolvimento e sucesso de uma organização.
A promoção dos valores, missão e visão da empresa reforça junto às pessoas colaboradoras a importância de estarem alinhados a esses objetivos e princípios. Além disso, palestras focadas em temas como diversidade, inclusão, ética e inovação podem reforçar comportamentos desejados e incentivar atitudes alinhadas aos princípios da organização.
Desenvolvimento de líderes e gestores
O papel de gestores e líderes dentro de uma organização é extremamente importante para seu desenvolvimento e crescimento. Por isso, as palestras que têm como foco capacitar e desenvolver as habilidades de líderes e gestores podem ser uma virada de chave.
As palestras podem oferecer aos líderes as ferramentas e estratégias necessárias para uma melhor condução de suas equipes, de forma a desenvolver as habilidades das pessoas colaboradoras, resultando em maior eficácia.
Além disso, essas ações incentivam líderes a serem mais inclusivos, empáticos e humanizados em sua gestão. As palestras também ajudam a estabelecer um bom processo de tomada de decisões, além de criar um ambiente de trabalho mais criativo, inovador, harmonioso e livre de conflitos.
Melhoria da comunicação e colaboração
Uma comunicação eficaz é um dos pilares principais para o crescimento de uma empresa, e a colaboração de todos é parte fundamental desse processo.
Há palestrantes que abordam técnicas de comunicação eficazes e falam sobre estratégias de trabalho em equipe e sobre a importância dessas duas medidas para o desenvolvimento e sucesso empresarial.
Uma interação bem-sucedida é capaz de aumentar a produtividade, criar um ambiente mais colaborativo e harmonioso, trazer mais eficiência às equipes e reduzir mal-entendidos e possíveis conflitos.
Redução de turnover e aumento da retenção
Em um ambiente de trabalho onde as ideias podem ser trocadas entre todos, com estímulo à participação individual e coletiva, é mais comum que as pessoas colaboradoras se sintam mais integradas e satisfeitas.
Para criar esse tipo de ambiente, é necessário alinhar as pessoas colaboradoras com os objetivos organizacionais, contribuindo para a retenção de talentos e despertando o interesse de novos profissionais.
Para manter seus funcionários e atrair novos talentos, a empresa precisa demonstrar comprometimento com o desenvolvimento e bem-estar das pessoas colaboradoras, e as palestras são uma excelente ferramenta para isso.
Quando as pessoas colaboradoras percebem que a empresa está incentivando seu desenvolvimento, elas se sentem mais inclinadas a permanecer e a contribuir de forma significativa para o crescimento conjunto.
Fortalecimento da imagem da empresa
Para que uma empresa tenha uma imagem forte, é necessário mais do que reforçar seus pilares no dia a dia. A contratação de palestrantes pode ser uma solução bastante vantajosa nesse sentido.
Ao investir em iniciativas desse tipo, a empresa demonstra cuidado e valorização de sua equipe, fortalecendo automaticamente sua reputação. Isso porque as pessoas colaboradoras, além de se beneficiarem diretamente dessas ações, também atuam como formadoras de opinião, contribuindo para transmitir uma percepção positiva da organização ao mercado.
Valorização da diversidade e inclusão
As palestras corporativas são excelentes meios de promover a diversidade, equidade e inclusão. Ao abordar temas como respeito às diferenças, combate a preconceitos e práticas inclusivas, elas ajudam a conscientizar todas as pessoas da empresa sobre a importância de construir um ambiente de trabalho mais acolhedor.
Essa iniciativa cria espaço para reflexões sobre preconceitos e comportamentos inconscientes, estimulando a empatia e a colaboração entre equipes diversas. Também promove um local de trabalho inclusivo, em que a diversidade de características, culturas e pensamentos é percebida como uma oportunidade de aprendizado e inovação.
Aumento do engajamento
Pessoas colaboradoras que percebem uma movimentação por parte da empresa para trazer maior colaboração e incentivo à aprendizagem costumam ser mais engajadas com suas equipes e com a corporação em que atuam.
Muitas das iniciativas que as empresas tomam, como as palestras corporativas, servem como uma espécie de incentivo para um ambiente de trabalho mais harmônico e, por consequência, com mais engajamento de todas as pessoas colaboradoras.
Ampliação de conhecimentos e capacitação
Quando as empresas têm como objetivo investir na capacitação e no desenvolvimento de suas pessoas colaboradoras, líderes e gestores, é fundamental conhecer o perfil de quem irá assistir às palestras e o nicho de mercado em que estão inseridos.
Isso possibilitará a entrega de conteúdos ainda mais específicos e relevantes, além de incentivar a comunicação aberta, especialmente sobre os temas que serão abordados no evento e as percepções e conclusões que cada participante chegará após a palestra.
Esse tipo de evento contribui para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, , assim como o fortalecimento da liderança, do espírito de trabalho em equipe e da vontade de adquirir maior conhecimento sobre o que foi apresentado.
Geração de networking
Em eventos, sempre é possível ter contato com pessoas que não fazem parte do seu dia a dia, e esse tipo de interação é uma excelente forma de trabalhar melhor seu networking.
As palestras servem para colocar todas as pessoas colaboradoras em uma mesma esfera, e por isso é possível fazer contato com funcionários de outros setores e até mesmo, se a palestra for externa, de outras empresas.
Essa troca pode resultar em novas e positivas conexões, que funcionam como uma estratégia interessante para quem planeja aumentar seu círculo de contatos e, por meio dele, incrementar sua carreira.
Como realizar uma palestra na sua empresa?
Confira agora um passo a passo que pode ser de grande ajuda no momento em que for decidido organizar uma palestra para sua empresa:
Definição do objetivo
Em primeiro lugar, é necessário saber o que se pretende alcançar com o teor da palestra. Se for para uma equipe de Recursos Humanos, por exemplo, o objetivo pode ser desenvolver habilidades relacionadas à gestão de pessoas ou à criação de um ambiente de trabalho inclusivo.. É preciso saber de que maneira se pretende impactar o público.
Considerar o público
Independente da intenção da palestra, uma atitude necessária é reconhecer que tipo de público é esperado. Leve em conta o nível de conhecimento da plateia sobre o tema proposto e a expectativa que eles podem ter sobre esse tipo de iniciativa.
Escolher o palestrante e contratá-lo
Para que sua palestra em empresas seja um grande sucesso, é preciso escolher cuidadosamente quem irá conduzir a apresentação para o seu público. Palestrantes com temas específicos costumam fornecer informações sobre sua trajetória profissional, o teor do conteúdo que abordam e empresas que já os contrataram, permitindo que seja possível conhecer melhor seu trabalho e sua experiência na área.
Algumas empresas oferecem catálogos com uma seleção de palestrantes especializados, o que pode tornar o processo de contratação mais simples e eficiente.
Agendamento
É preciso então escolher o local, de acordo com o número de participantes inscritos, deixando uma margem para evitar que as pessoas fiquem em pé ou se sentem no chão. Agende a data e o horário e divulgue o evento em todos os canais de comunicação.
Consideração dos recursos
Deve ser feita uma verificação do que é necessário para a realização de palestras para empresas. O palestrante precisa de passagem ou estadia? Providencie. Vai ser servido um coffee break no intervalo? Contrate um buffet. Será dado certificados de participação aos inscritos presentes? Mande fazer a impressão deles.
Prepare-se para imprevistos
Seu palestrante não solicitou previamente um flip chart, mas no dia do evento pediu um? Tenha à mão o cavalete com papéis e canetas para ele. Se o número de participantes acabar sendo maior do que o inicialmente previsto, providencie cadeiras em número suficiente para acomodá-los. Pense sempre à frente.
Pós-palestra
Organize-se para documentar todas as informações da palestra e, em um modelo de comunicação estratégica, angarie o feedback de todos os participantes: suas considerações sobre o tema e sobre o que foi explanado. Em seguida, meça os resultados de satisfação para apresentá-los aos diretores, de forma que eles possam avaliar o investimento feito.
Como a Toti pode ajudar você nas estratégias de crescimento e sucesso da sua empresa?
A Toti Diversidade conta com um portfólio repleto de palestrantes renomados e experientes, prontos para levar mais conhecimento e expertise à sua empresa.
Com palestras focadas em fortalecer sua cultura organizacional, promover a inclusão e melhorar o desempenho das equipes, ajudamos sua empresa a crescer de maneira mais inovadora e diversa.
Oferecemos uma variedade de temas, como:
- Como a diversidade potencializa resultados
- Interseccionalidade: o que é e como influencia na contratação e retenção de talentos?
- Refúgio no Brasil: desafios, mitos e caminhos para a integração corporativa
- Processos seletivos afirmativos: da estrutura à prática
- Diversidade cultural como vantagem estratégica para as empresas
- O que são refugiados climáticos? A conexão entre a crise ambiental e o deslocamento humano
Os temas podem ser personalizados de acordo com as necessidades da sua organização, garantindo conteúdos relevantes e alinhados aos seus objetivos. Entre em contato conosco e descubra como podemos impulsionar sua empresa rumo a um futuro mais inclusivo.