
Cada vez mais, as empresas buscam entender o funcionamento de todos os seus setores para avaliar suas ações e identificar quais tipos de mudanças e implementações são mais adequados. Os indicadores de RH são uma excelente maneira de mensurar esses aspectos.
Como o setor de Recursos Humanos está ligado a todas as áreas de uma organização, ele é responsável por avaliar o desempenho de cada uma delas e, junto com os líderes de cada setor, desenvolver técnicas para impulsionar seus resultados.
Neste artigo, vamos apresentar os indicadores de RH: seu conceito, como podem auxiliar na tomada de decisões estratégicas, quais são os mais importantes dentro de uma empresa e como impactam o desenvolvimento da organização.
O que são indicadores de RH?
Os indicadores de RH são números e percentuais que ajudam a avaliar as estratégias aplicadas pelos profissionais do setor e a acompanhar o desempenho da área ao longo de um período.
Também chamados de KPIs de RH, os indicadores de recursos humanos auxiliam na definição de metas, no acompanhamento contínuo dos resultados e no alinhamento das ações do setor com os objetivos estratégicos da empresa.
Por meio dessas informações obtidas com os indicadores, os gestores de RH conseguem tomar decisões mais assertivas, direcionar as estratégias para o desenvolvimento da empresa, definir práticas de gestão de qualidade, reduzir custos desnecessários e realizar as mudanças necessárias nos processos que não estão alcançando o êxito desejado.
Como os indicadores de RH ajudam na tomada de decisão estratégica?
Os indicadores de RH são ferramentas muito importantes para os gestores e as lideranças, pois, com base em seus resultados, é possível obter e acompanhar as análises de desempenho, o alcance de metas, a diversidade dentro da organização e identificar se algum processo precisa ser modificado ou descontinuado.
Com os indicadores de RH, os líderes do setor podem avaliar o andamento das ações implementadas, desenvolver estratégias para aumentar a motivação e a integração da equipe, traçar comparativos sobre inclusão e diversidade e obter feedback das pessoas colaboradoras.
Podemos perceber que os indicadores são um recursos fundamentais para os profissionais de RH, pois permitem que os líderes avaliem a equipe, meçam resultados, identifiquem tendências em diferentes setores da empresa, como o financeiro, comercial, administrativo, de qualidade, de produção, entre outros. Isso possibilita a tomada de decisões assertivas para o desenvolvimento da organização.
Quais são os indicadores de RH essenciais para acompanhar?
Agora, vamos conhecer alguns dos indicadores de RH mais utilizados, como funcionam e os cálculos importantes para as avaliações de desempenho:
Taxa de rotatividade de funcionários (turnover)
O turnover, ou índice de rotatividade, é um dos indicadores de RH mais utilizados, pois mostra o percentual de pessoas colaboradoras que deixaram a empresa durante um determinado período.
Como esse indicador está ligado ao employee experience (experiência do colaborador), é preciso verificar quantas pessoas foram desligadas ou pediram demissão. Um número alto pode significar problemas.
Um turnover elevado pode ser causado pela falta de engajamento das pessoas colaboradoras, pela dificuldade em estabelecer um ambiente organizacional harmonioso e pela queda de produção.
Esse cálculo é fundamental e deve ser feito da seguinte forma:
Turnover = [(Número de admitidos + Número de demitidos)/2] / Total de funcionários x 100
Exemplo:
Considere uma empresa que tenha o efetivo de 200 funcionários em 31 de dezembro de 2023. Entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2023, saíram 30 pessoas e entraram 12. Qual é a taxa de turnover anual?
(30 + 12)/2 = 21
21/200 = 0,105 x 100 = 10,5%
Conclusão: a taxa de turnover anual dessa empresa foi de 10,5%
Uma taxa elevada de turnover pode indicar insatisfação das pessoas colaboradoras ou estar relacionada a decisões internas, como desligamentos por desempenho ou reestruturações. O problema é que, além do custo com recrutamento e seleção, treinamentos, contratações e demissões, esse alto percentual afeta diretamente a capacidade produtiva de uma organização.
Engajamento e satisfação das pessoas colaboradoras
Quando as pessoas colaboradoras estão satisfeitas com seu ambiente de trabalho e engajadas com suas atividades, a organização se beneficia de uma maior produtividade e maior facilidade em atingir suas metas.
Uma empresa que valoriza a satisfação e o engajamento de seus colaboradores cria um ambiente harmonioso e plural, o que traz benefícios tanto para as equipes quanto para a empresa como um todo.
Para medir o nível de satisfação das pessoas colaboradoras, é possível elaborar uma pesquisa simples com as seguintes questões:
- Quão satisfeito você está com seu atual emprego?
- Quanto seu atual emprego atende às suas expectativas?
- Seu local de trabalho está próximo do emprego ideal?
- Você indicaria sua empresa para outros profissionais?
Recomenda-se que as respostas sejam dadas em uma escala de 1 a 10, sendo 10 o melhor resultado. Após coletar os resultados, some a pontuação de cada participante individualmente. Os grupos correspondentes são:
- Promotores: que deram notas de 9 a 10.
- Detratores: colaboradores que responderam com 0 a 6.
- Neutros: aqueles que avaliaram com notas de 7 a 8 (não são considerados no cálculo do eNPS).
E para medir, basta aplicar a seguinte fórmula:
eNPS = % promotores – % detratores
Cabe ressaltar que o percentual ideal é superior a 60%
Taxa de absenteísmo
O absenteísmo é o tempo em que a pessoa colaboradora deixa de estar no ambiente de trabalho, seja por faltas, saídas antecipadas ou chegadas fora do horário. Esse tempo em que uma ou mais pessoas colaboradoras permanecem fora do seu trabalho pode impactar de forma severa uma organização.
Essas ausências podem indicar problemas recorrentes da pessoa colaboradora, como falta de engajamento, e resultar em uma queda na produtividade, prejudicando o desempenho da equipe, já que cada membro tem responsabilidades a cumprir.
De acordo com o Indicador de RH que mede a taxa de absenteísmo, o cálculo é o seguinte:
Taxa de absenteísmo = (horas de trabalho perdidas / horas ideais de trabalho) × 100
Exemplo:
Imagine que uma empresa tenha 60 funcionários contratados para trabalhar 8 horas por dia, de segunda a sexta-feira. Para saber o absenteísmo, basta multiplicar a quantidade de funcionários (60) pelas horas diárias de trabalho (8) e pelos dias úteis do mês em questão (22).
Ou seja: 60 x 8 x 22 = 10.560 horas/mês
Depois, é preciso somar as horas de trabalho perdidas de todos os 60 colaboradores. Vamos imaginar que esse total tenha sido de 130 horas.
Agora, basta aplicar a fórmula do absenteísmo:
(130 horas perdidas / 10.560 horas ideais) x 100 = 1,23% de absenteísmo
Produtividade e desempenho das pessoas colaboradoras
Medir a produtividade e o desempenho dos colaboradores é essencial para o sucesso da empresa, pois permite avaliar a eficiência e os resultados alcançados. O desempenho de uma equipe pode ser analisado a partir de três elementos principais: tempo, custo e qualidade.
Quando a empresa passa a adotar os indicadores de RH para medir a produtividade, é possível descobrir o que cada setor tem de melhor e o que cada um deles precisa melhorar, proporcionando mais facilidade no planejamento das ações.
Existem diferentes formas de realizar esse tipo de avaliação, mas dois métodos são bastante utilizados atualmente: a avaliação 180 graus e a avaliação por competências. Agora, confira como elas funcionam:
Avaliação 180 graus
A avaliação 180 graus é um modelo no qual a pessoa colaboradora recebe feedback não apenas do seu superior imediato, mas também faz uma autoavaliação de seu próprio desempenho, permitindo uma troca mútua de percepções.
Para que esse tipo de avaliação seja bem-sucedido, é preciso que a organização tenha uma boa comunicação entre líderes e pessoas colaboradoras, uma cultura organizacional bem estabelecida e um ambiente harmônico.
Avaliação por competências
Esse tipo de método avaliativo leva em consideração a qualidade das pessoas colaboradoras, como a habilidade profissional, estratégica, suas atitudes, capacidade de resolver desafios e alcançar objetivos.
Por meio desse modelo de avaliação, é possível perceber quais habilidades estão de acordo com o esperado e quais precisam ser desenvolvidas.
A avaliação por competências permite aos gestores ter um panorama completo da equipe, com suas qualidades e desafios. Geralmente, são avaliadas as competências comportamentais e técnicas.
Custo de aquisição de talentos (recruitment costs)
Outro indicador de RH que pode impactar diretamente as finanças de uma organização é o custo de aquisição de talentos, além de fornecer insights sobre a eficiência do setor de RH.
Esse custo abrange todas as despesas relacionadas ao processo de recrutamento, como anúncios de vagas, testes, despesas administrativas e plataformas de triagem. Quanto mais elaborado e especializado for o processo de contratação, maior será o custo envolvido.
A seguir, confira a fórmula para calcular o custo de aquisição de talentos:
(custos totais de recrutamento e seleção / número de contratações realizadas)
Como monitorar e analisar indicadores de RH de forma eficiente?
Para que os indicadores de RH sejam bem utilizados, é necessário trabalhar com as ferramentas corretas e oferecer treinamento adequado às equipes que irão manipulá-los. Abaixo, seguem algumas dicas:
Ferramentas e softwares
Já estão disponíveis no mercado uma série de ferramentas que são utilizadas para realizar medições por meio dos indicadores de RH. Contar com esse recurso em sua empresa pode ser a melhor maneira de obter resultados precisos e confiáveis.
Pesquise quais softwares se adequam melhor ao perfil de negócios da organização e realize testes antes de adquirir.
Interpretação de dados
A interpretação dos dados deve ser feita de forma detalhada e contínua. Uma dica importante é não apenas analisar os resultados mais recentes, mas também comparar com períodos anteriores para observar a evolução e identificar padrões.
Isso ajuda a compreender o contexto de cada indicador. Além disso, é essencial que a equipe se concentre na análise de dados que estejam diretamente alinhados com os objetivos estratégicos da empresa, garantindo que a interpretação seja focada e traga contribuições relevantes para a tomada de decisões.
Qual é o impacto dos indicadores de RH na cultura organizacional?
A análise de dados já faz parte da rotina de profissionais de RH há bastante tempo, e cada vez mais esses dados servem como base para decisões estratégicas e elaboração de planos. Com base nessas medições, os planos de ação tendem a ser mais eficazes, resultando em respostas mais rápidas e satisfatórias.
Experiência da pessoa colaboradora
Com o uso dos indicadores de RH, é possível entender melhor como a pessoa colaboradora se sente no ambiente organizacional, permitindo promover melhorias para que sua experiência seja sempre o mais próxima possível do ideal.
Relação entre indicadores de RH e retenção de talentos
Por meio das respostas obtidas com os indicadores de RH, é possível identificar os pontos em que a organização pode melhorar no recrutamento, contratação e retenção de talentos. Com base nesses dados, a organização pode implementar ações de desenvolvimento e engajamento, como planos de carreira, melhorias no ambiente de trabalho, estratégias de reconhecimento e ajustes nos pacotes de benefícios para garantir que os colaboradores permaneçam por mais tempo na empresa.